terça-feira, 7 de julho de 2020

HISTÓRIA NO YOUTUBE

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 30 DE JUNHO DE 2020 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS 

            O “novo normal” é online, não tem jeito. Em plena pandemia, todos tivemos que nos reinventar pela internet. Dentro deste cenário, ousei me aventurar em um novo projeto: a criação de um canal no Youtube, composto por vídeos caseiros sobre aspectos da história da cidade (e, por vezes, da região).
            Há 12 anos escrevo neste honroso espaço do jornal “O Diário” com artigos sobre o passado de Barretos, baseando-me em pesquisas de fontes primárias e livros. Paralelamente, mantenho um blog para onde transcrevo os mesmos artigos, adicionando fotografias e as referências bibliográficas utilizadas. Porém, o mundo audiovisual ganhou mais força neste período, e, cada vez mais, vídeos e lives são usados como meios de comunicação. E eficientes. (A mensagem é mais rápida).
            Sendo assim, este novo espaço que criei no Youtube tem o objetivo de permitir a visualização do passado da cidade, problematizar certos temas, e, quem sabe, gerar novos assuntos de pesquisa. No entanto, vale chamar a atenção para o recorte temporal ao qual sou acostumada a estudar, o final do século XIX até os anos 1930. E o motivo de me afeiçoar a tal período é simples: é um momento do passado para o qual a memória de quase ninguém alcança. É uma oportunidade de mostrar os personagens, as instituições e os acontecimentos da época daquela Barretos que evoluía de arraial, vila e cidade. As pessoas que viveram neste período são responsáveis pelo desenvolvimento inicial dos 165 anos que nos circundam. Por isso é necessário observar estes rostos e encontrar ali muitas respostas para a mentalidade do barretense. Os saudosistas costumam chamar de “história da cidade” o momento em que eram crianças (suas lembranças), e muitas vezes se esquecem que existem mais de 100 anos antes disso. Os memorialistas Osório Rocha e Ruy Menezes nos deixaram fontes históricas riquíssimas, e precisamos tirar dali a paisagem da qual não vivemos. Que os vídeos sejam mais um caminho para isso; junto à leitura e ao seu interesse, meu leitor amigo.

Conheça o primeiro vídeo do canal:


Um comentário:

Iran disse...

Meus parabéns à historiadora Profa. Karla Armani Medeiros!