segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010

É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(Carlos Drummond de Andrade)

Adeus ano velho, feliz ano novo! É assim que muitas pessoas estão vivendo o dia de hoje, o primeiro do ano. A palavra da vez é “expectativa”, pois temos a mania de acreditar que somente agora é a hora de pagar as promessas, o momento de refletir sobre as perdas e ganhos do ano velho, planejar as atividades para o ano que se inicia rascunhando novas agendas e preparar-se para mais um ano de muito trabalho, esforço e dedicação. Assim acontecem com as crianças, os adultos e os idosos, todos nós esperamos por um ano melhor, com maiores oportunidades e realizações.
Se pensarmos no ano velho, 2009, pela ótica da História, veremos que foi um ano de datas comemorativas marcantes, como exemplo: os 400 anos da Astronomia, os 120 anos da República brasileira, os 40 anos que o homem pisou na lua, os 80 anos da Crise de 1929, os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, os 20 anos da queda do Muro de Berlim, os 220 anos da Revolução Francesa e por assim outras datas que não recordaremos no instante. Mundialmente, 2009 foi um ano relevante às nações e provável será a sua estréia nos anais futuros da História global.
Já o ano novo, 2010, é esperado por muitos por sua tendência a progressões tecnológicas, em virtude de pesquisas científicas inovadoras das áreas da saúde e bem-estar social, e também pelos acordos em relação aos cuidados necessários ao meio-ambiente, afinal o Planeta grita por socorros.
Em nossa cidade, o ano de 2010 também é “histórico”, posto que, entre muitas datas dos tempos passados do auge da República, comemoramos o centenário da fundação do Grêmio Literário e Recreativo de Barretos. O clube foi criado num contexto interessantíssimo da história da cidade e expressou muitos valores de seu tempo, além de anunciar outras inovações da década de 1910. Entre tais estão a construção do Primeiro Grupo Escolar de Barretos e de famosas instituições culturais e intelectuais como luxuosos teatros, e inovações como a chegada da energia elétrica.
Por fim, as expectativas para 2010 são as melhores possíveis e entendemos que antes de todas elas estão as evoluções dentro de nós mesmos, porque a História pode até resultar em datas marcantes, entretanto, tais datas só são assim consideradas por conta dos feitos de cada um de nós, onde mudamos nossa comunidade de acordo com pequenas atitudes que, mais tarde, se transformarão em realizações e marcos históricos. Lembremos: “uma andorinha só não faz verão”.
Feliz Ano Novo e que em 2010 nossas atitudes sejam recíprocas às expectativas positivas e merecedoras de aplausos futuros.



ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 01º DE JANEIRO DE 2010.


Nenhum comentário: