terça-feira, 19 de março de 2019

HAYDÉE MENEZES E A “IAB”

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 19 DE MARÇO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS


Haydée sendo anunciada no "Correio Paulistano"
como integrante da Instrução Artística do Brasil (IAB).

Fonte: Jornal Correio Paulistano, 29/9/1938, p. 11.
Arquivo da Biblioteca Nacional.
      Reportagens, notas e fotografias de jornais dos anos 1930 e 1940 destacavam o talento de uma pianista barretense que fizera sucesso pelos diversos cantos do país: Haydée de Oliveira Menezes. Filha de Amélia Júlia Oliveira Menezes e de Elyseu Ferreira de Menezes, Haydée pertencia a uma família de sete irmãos. Viveram naquele casarão histórico de 1912 que ainda enfeita a esquina da rua 18 com a avenida 23.
Haydée desde jovem mostrou-se talentosa à música, diplomando-se no renomado Conservatório Dramático e Musical de São Paulo no curso normal de piano, especializando-se como concertista. Em 1933, o jornal “O Estado de S. Paulo” já anunciava seu nome como uma das concertistas do Conservatório Dramático. No mesmo ano, o jornal “A Semana” de Barretos noticiava que, apesar de residir na capital, Haydée iria apresentar-se em concerto no Grêmio junto ao consagrado violinista Zacarias Autori.
Aliás, estar ao lado de célebres artistas parecia ser costume, pois em 1938, o jornal “Correio Paulistano” exibia fotografia e reportagem de Haydée, que visitava a redação junto ao maestro Marcello Tupynambá (pseudônimo de Fernando Lobo, que também viveu em Barretos). No mesmo ano, Haydée percorreu o país em concertos, tendo inclusive se apresentado no Teatro Amazonas em Manaus. Retornou consagrada!
Haydée Menezes no início da década de 1940,
no Grêmio Literário e Recreativo de Barretos.

Fonte: Jornal Correio de Barretos, Museu Ruy Menezes.
Isso foi possível por Haydée ser uma das artistas que integravam a “Instrução Artística do Brasil (IAB). Esta era uma associação artística fundada em 1931, em São Paulo, em cuja diretoria atuavam mulheres importantes; como a cantora Helena de Magalhães Castro (a qual já tinha visitado Barretos em 1928 e 1931). A IAB funcionava também através de redes no interior paulista, onde representantes fundavam a instituição nos munícipios incentivando o ensino artístico, concertos, conservatórios e a relação popular e folclórica da música. Haydée era a representante da entidade em Barretos e na região, tanto que fundou a IAB em cidades do Triângulo Mineiro, Goiás e em Barretos. Sua ação pela música não se limitava às teclas do piano, irradiava formação e instrução!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BISPO, A.A.(Ed.).“Ensino musical e difusão cultural em processos sociais de entre-guerras. A Instrucção Artistica do Brasil e o papel da mulher no centenário de Carlos Gomes em 1936: Helena de Magalhães Castro (1902-1995).Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 162/15 (2016:04). http://revista.brasil-europa.eu/162/Instrucao_Artistica_do_Brasil.html

ROCHA, Osório (in memorian)Reminiscências, volume II. Ribeirão Preto: Cori Editora, 199(?).

FONTES:
A SEMANA, jornal de Barretos. Edições de 1933 e 1938. Arquivo do Museu "Ruy Menezes" (Barretos-SP).
O CORREIO DE BARRETOS, jornal de Barretos. Edições de 1940 e 1941. Arquivo do Museu "Ruy Menezes" (Barretos-SP).
O ESTADO DE S. PAULO, jornal de São Paulo. Edições de 1933, 1936 e 1938. Arquivo do Estadão.
CORREIO PAULISTANO, jornal de São Paulo. Edição de 1938. Arquivo da Biblioteca Nacional.

Link da publicação no site do jornal "O Diário":
http://www.odiarioonline.com.br/noticia/82946/HAYDEE-MENEZES-E-A-IAB

Nenhum comentário: