sábado, 11 de abril de 2009

A ASTRONOMIA FESTEJA: 400 ANOS DE GALILEU!




É certo que em algumas épocas da história tivemos homens e mulheres que desafiaram a mentalidade muitas vezes conservadora de suas sociedades e, por isso, permitiram o descobrimento de várias tecnologias utilizadas pela humanidade. A Idade Média, por exemplo, algumas vezes julgada precocemente por “idade das trevas”, foi uma época em que apesar de tão pouco desenvolvimento científico, houveram descobertas altamente significativas, como alguns instrumentos astronômicos de Galileu Galilei.
Neste período, a vida humana em si era totalmente controlada pelos desígnios da Igreja feudal. Até mesmo o tempo do dia a dia, como horas de trabalho ou de almoço, era indicado conforme as batidas dos sinos das igrejas, a alimentação através do calendário cristão onde não se podia comer carne durante a quaresma – sujeito a fortes penitências, e os exames universitários eram feitos dentro da igreja durante as missas. Como percebemos, a vida na Idade Média era bem restrita no que diz respeito a explanação da ciência e da filosofia, já que somente os monges tinham acesso aos livros e a maioria da população não era alfabetizada.
Contudo, isso não foi motivo suficiente para vetar a curiosidade e a inteligência do italiano Galileo Galilei. Nascido em Pisa, em 15 de fevereiro de 1564, o cientista estudou medicina na Universidade de Pisa e, neste e outros locais, foi também professor de matemática. Depois de muitos inventos e teorias, em 1609, Galileu ouviu falar de um aparelho do holandês Hans Lipperhey que enxergava a distância, e mesmo sem o nunca ter visto construiu sua própria luneta (telescópio).
O fato histórico, porém, é que Galileu foi o primeiro cientista que utilizou o telescópio com visão noturna, permitindo-lhe com o tempo ter a percepção das montanhas da lua, das manchas do sol, dos anéis de saturno, das fases de Vênus e outros. Posterior a muitos estudos, Galileu quis comprovar a teoria anterior de Copérnico, “heliocentrismo”, em que o sol que girava em torno da terra e não o contrário, como era pregado pela Igreja através dos escritos bíblico. Foi então que, por conta da Santa Inquisição, Galileu foi condenado a prisão domiciliar até sua morte (1642) e suas publicações foram proibidas.
Bem, exatos 400 anos depois, neste ano de 2009, a astronomia está em festa comemorando o “Ano Internacional da Astronomia”, graças à experiência do telescópio de Galileu em 1609. Ele estava correto em seus estudos, os quais revolucionaram o pensamento astronômico da Idade Média e permitiram a organização desta ciência. A ousadia deste italiano medieval, que desafiou seus próprios princípios religiosos, contribui demasiadamente para o desenvolvimento tecnológico das futuras sociedades e garantiu a nossa noção de espaço no universo. Salve Galileu!

REFERÊNCIAS: FEBVRE, Lucien. Domínio da Religião sobre a vida.
http://astro.if.ufrgs.br

OBSERVAÇÃO: Além dos 400 anos de Galileu comemorados em 2009, neste ano comemora-se também 40 anos em que o homem pisou na lua pela primeira vez! Coincidência?

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 10 DE ABRIL DE 2009.

Um comentário:

eu disse...

Meu desejo de que a aprendizagem efetiva dos jovens não seja uma promessa vã. Que os educadores possam ser reconhecidos como profissionais e que sua competência expresse uma realização efetiva e digna, tem se tornado visível ao observar sua atuação. Sua prática traz com clareza que é possível educar os jovens de uma maneira inovadora e eficaz, através de ações protagônicas de ambas as partes.
Bj Susete Gouvêia