domingo, 19 de abril de 2009

OS DIAS QUE FORAM DOS ÍNDIOS

Bem disse a música de Jorge Ben Jor, “antes que os homens aqui pisassem/ nas ricas e férteis terras brazilis/ que eram povoadas e amadas por milhões de índios/ reais donos infelizes/ da terra do pau-brasil/ pois todo dia/ toda hora/ era dia de índio”. Esta música é bastante proveitosa para refletirmos sobre a participação do índio em nossa formação cultural. Mais do que nacional, esta formação da cultura foi também regional.
As ciências humanas atuais ressaltam a participação dos índios nas terras brasileiras como ponto de partida de nossa história, já que a história do Brasil não se iniciou com a chegada dos portugueses. O Brasil já era habitado por populações nativas de culturas e tecnologias diferenciadas dos colonizadores. Paralelamente, podemos dizer que assim também aconteceu com a nossa região do norte paulista no século XIX. De acordo com as evidências, antes do período de migração dos entrantes mineiros para São Paulo e suas instalações por aqui, nossas terras eram habitadas por indígenas. Mas, quem eram esses povos? Será que tiveram contato com os entrantes mineiros quando estes atravessaram o Rio Grande ou Rio Pardo?
Estas dúvidas são pertinentes até os dias hoje, não sabemos ao certo quais eram as etnias que aqui habitaram antes da segunda metade do século XIX. Em 12 de maio de 1900, no Jornal “O Sertanejo”, o Cel. Jesuíno de Melo dissertou algumas informações sobre os antigos índios desta região, conforme os depoimentos que lhe foram apresentados, e concluiu que “os indios passaram pelos sertões de Barretos em epocha remotíssima, muito anterior à vinda dos primeiros exploradores mineiros (...), esse movimento emigratorio deve ter sido mesmo no sentido de Norte e Sul para toda a região que se extende entre o Amazonas e Paraná”.
Já em 1954, Osório Rocha indicava o povoamento de caiapós e coroados na região do Rio Pardo, e em 1985, Ruy Menezes também citava a participação dos caiapós, “bronzeados senhores da terra”, na mesma região. Segundo as pesquisas da internet, os Kaiapós dividiam-se em três grupos e com o passar dos tempos habitaram a região amazônica, as planícies sertanejas e o litoral paulista, sendo portanto possível as suas passagens por aqui.
Como se percebe, ainda há muito que se pesquisar sobre os nossos ancestrais indígenas. Dúvidas e curiosidades não faltam como estímulo às pesquisas, só restam procurar mais fontes. Em nossa região paulista, o índio foi um importante símbolo na constituição da cultura caipira, uma cultura um tanto perdida, mas algumas de suas características ainda perduram na nossa língua, música, literatura e história. Dezenove de abril, Dia do Índio, mas antes de aqui chegarmos, todos os dias eram dias dos índios!

REFERÊNCIAS: Documentos do Museu “Ruy Menezes”; ROCHA, Osório. Barretos de Outrora, 1954; e www.isa.org.br

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS/SPo), EM 17 DE ABRIL DE 2009.

Nenhum comentário: