sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VALORES DE NATAL



A
RTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 25 DE DEZEMBRO DE 2011 PELA PROFª KARLA O. ARMANI

            Desde os tempos da Antiguidade é comum comemorar a passagem dos anos em festas, fosse para homenagear os deuses, festejar o bom resultado das colheitas ou até aproveitar o momento para a reflexão de certos valores. Na sociedade em que vivemos, ocidental, é muito comum festejarmos o natal, isto por conta da crença predominante no Cristianismo. No final do ano, as pessoas são tomadas pelo “espírito natalino”, isto é, entram no clima dos presentes e do Papai Noel, no entanto, o real motivo da festa natalina são os ensinamentos de Jesus Cristo.
            Tais ensinamentos foram disseminados ainda na era Antiga e mesmo com o passar dos séculos (aliás, milênios) continuam presentes em muitos discursos de ordem religiosa e/ou filosófica. Podemos afirmar que são valores atemporais, ou seja, perpassam a linha do tempo, o espaço geográfico e até mesmo as culturas, pois são vistos em todas as sociedades que almejam a igualdade entre os homens, a bondade e a humildade.
            Os dizeres de Jesus Cristo estão registrados na Bíblia e foram escritos por seus apóstolos. De tudo o que Cristo profetizou, o Sermão da Montanha (Galiléia, 30 d.C) sintetiza muito bem a direção que se deve tomar para que as pessoas não cometam atos contrários do que pregavam os 10 mandamentos. É neste sermão que Jesus prega a importância do pensamento como condutor de uma ação, boa ou má. Seus ouvintes deveriam controlar suas idéias para comandá-las ao bem. Por exemplo: “não só não se deve matar, como também não se devem ter pensamentos irados; não só não deve cometer adultério, como também não se devem ter pensamentos luxuriosos; não só não se deve roubar, como também não se podem ter pensamentos sobre necessidades materiais”.
            A importância de nossas ações está no pensamento que elas se originam, esta é uma das mensagens que Jesus quis demonstrar no Sermão da Montanha. Nesta época de natal, em que independente das crenças as pessoas comemoram o nascimento de Jesus, mensagens como esta são muito importantes para aqueles que enxergam o natal como um momento de renovação e reflexão de valores. Vigiai os seus pensamentos e orai nesta passagem de ano. Feliz Natal a todos!!!

REFERÊNCIA: KIDDER, David; OPPENHEIM, Noah. O Livro do Sabe Tudo. 2009.

Nenhum comentário: