terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A CULTURA EM EXERCÍCIO (PARTE I)

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 24 DE DEZEMBRO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS 
         
"O Pensador" de Auguste Rodin
1904, escultura em bronze.
Museu Rodin, Paris-França.
               Fim de ano é tempo de reflexão. Momento de introspecção sobre nossas atitudes, conquistas, derrotas e aprendizados. As perspectivas que podemos analisar as faces da vida podem ser: ética, relacionamento, profissão, financeiro, família, etc. Mas, pouco se pensa sobre “conhecimento”. Sobre cultura. O quanto você investiu em cultura este ano, a ponto de dizer que aprendeu algo novo, refletiu diante o ponto de vista das pessoas, ouviu os outros, praticou leitura constante, se interessou pela política do país, discorreu opiniões baseadas em bons argumentos? Se a sua resposta foi “não” ou “nem tanto”, talvez seja a hora de colocar a “cultura” como exercício para o ano que se anuncia.
            O conceito “cultura” é amplo e demasiado complexo para se alongar nestas tão curtas linhas. Cultura é tudo aquilo que se possa aprender, o “saber fazer” que atravessa gerações. É o produto da emoção e da informação. Traduzindo para “linguagens”, pode-se sobrepor a Cultura às artes e à ciência: artes plásticas, música, literatura, teatro, cinema, paisagismo, arquitetura, anatomia, meio ambiente, Física, Filosofia, Antropologia e História e tantas outras coisas. Ao se deparar com tais linguagens, talvez a primeira reação seja a emoção, mas, é certo que dali se tire também a “informação”.
            Ao visitar uma exposição, apreciar um concerto musical, ler um romance, refletir uma teoria filosófica, debater política ou conhecer acervos de museus, é visível que a pessoa saia dali aprendendo algo novo, compartilhando com as demais aquele universo de conhecimento absorvido e refletido. Por menor que seja o tempo dedicado à cultura, se for com atenção, todo aprendizado dali originado é sim um “universo”. Deste universo, gera-se cidadania, política, educação, assistência, comunicação e evolução. A cultura é capaz de transformar um ato íntimo num bem coletivo; pensamento em ação.
Este pequeno artigo é um exemplo disso. Vinte e cinco linhas escritas diante o pensamento de uma frase icônica do mestre Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”. Que essa “simplória” frase sirva de reflexão a você. (Sempre é tempo).

Nenhum comentário: