sábado, 15 de setembro de 2018

NOSSOS MUSEUS, NOSSO DEVER

ARTIGO PUBLICADO  PELA PROFª ESP. KARLA ARMANI MEDEIROS, EM 12 DE SETEMBRO DE 2018, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS", PÁGINA 2
Museu Nacional Quinta da Boa Vista (RJ) antes do incêndio

Museu "Ruy Menezes" em Barretos - ativo!

Museus Histórico e do Café em Ribeirão Preto: fechados e em degradação. Descaso público!

            Foi domingo à noite, 2 de setembro, quando o Brasil parou para assistir aos noticiários sobre o incêndio que destruiu grande parte do Museu Nacional “Quinta da Boa Vista”. Ruíam em cinzas as valiosas coleções históricas, arqueológicas, artísticas, etnográficas e científicas do primeiro museu do país. Desabava o teto, mobiliário e todo acervo da antiga moradia da família imperial brasileira; o Palácio de São Cristóvão. Para quem conhecia a preciosidade de seu acervo, aquele fim de domingo parecia não acabar nunca. Era inacreditável ver o fogo consumir a história do país, e nada podermos fazer.
            De diversos cantos do país, brasileiros manifestavam-se estarrecidos com o tenebroso incêndio. Logo, vieram as reportagens sobre as precárias condições do Museu; resultado dos sucessivos cortes de verbas anuais e o desleixo dos governantes públicos. (Infeliz realidade de vários museus do país). Sendo assim, muitas postagens na internet falavam sobre essa falta de olhar e cuidado do governo para com a “Cultura”.
            Porém, um país não se faz somente pelos governantes. Eles somente representam o povo que os coloca no poder. Em outras palavras, quantas pessoas de fato conheciam a relevância do Museu Nacional e de suas pesquisas científicas? Quantos se importaram com a precária situação do museu antes do incêndio? Triste realidade, mas também somos responsáveis por tal tragédia por permitir que o governo não mantenha de forma devida nossas instituições culturais. Principalmente quando nem nós mesmos as frequentamos.
Neste contexto, devemos olhar para nossa cidade e região. A imprensa noticiou museus da região que estão fechados e tomados por cupins. (Nossa infeliz realidade!). Em Barretos, o Museu “Ruy Menezes” recebeu reforma e está ativo! Bem ativo! E para assegurar a preservação da nossa história, é necessário que nós, barretenses, visitemos o museu, valorizemos aquele espaço como salvaguarda de nossa identidade e história; para dessa forma sempre cobrarmos os poderes públicos sobre sua manutenção. Afinal, o dever de preservar a história de um povo é tão nosso, quanto daqueles que nos representam.

Nenhum comentário: