quarta-feira, 20 de novembro de 2019

400!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 19 DE NOVEMBRO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS 

Publicação de "O Diário", em 2008,
quando comecei a escrever para o jornal.

            Em desacordo com o costume, escrevo hoje em 1ª pessoa. Não me acostumo em usar o “eu”, talvez pela crença de que o leitor encontre mais verdade no texto dissertativo. Texto que tinha tudo para ser “frio”, porém, na verdade, propõe-se em descongelar o passado. E, cá estou ousando em escrever tão diretamente, na intenção de comemorar meus 400 artigos publicados pelo jornal “O Diário”; desde 2008.
            Há quase 12 anos, carrego comigo o desafio de escrever sobre a história da cidade; de seus recortes. Me debruço sobre jornais antigos, esquadrinho livros memorialistas, escuto com atenção os mais idosos, decoro até os números de envelopes do Museu “Ruy Menezes”, tudo por conta da árdua missão de escrever História. Mas, não qualquer uma. Uma história da cidade que seja mais plural, acessível, que atinja novos temas e grupos sociais; e, que, sobretudo, tenha por base uma gama de citações de referências e fontes. Uma história local que ecoe formas e rostos, sem coroá-los.
            O respeito pelas obras memorialistas precisa existir, afinal os livros de Osório Rocha e Ruy Menezes, assim como os registros de jornais por Jesuíno de Mello, Vírgilio A. Ferreira, Olindo Menezes, José Eduardo O. Menezes, Paulo Bezerra e outros tantos, são as fontes mais fecundas para a produção da história local. São memórias vivas horizontalizadas; as quais contribuem para a práxis da ciência histórica.
            Sem pretensões, o que proponho é uma história local construída por análise de fontes e cruzamento de dados. Que tenha como base um discurso com menos adjetivos, sem exaltação dos tempos idos, muito menos de seus personagens. O que se deve avaliar (e elogiar se for o caso) são as obras das pessoas, não elas em si. É bem verdade que a História se faz pelas pessoas, mas isso não significa que ela precise ser usada como uma plataforma para valorizá-las. A História, principalmente de uma cidade, tão próxima a quem vive e lê, tem de ser um aparelho de questionamento e (auto)conhecimento; - meu eterno desafio. Que venham mais outros 400!

Link da publicação no site do jornal "O Diário":
https://www.odiarioonline.com.br/noticia/89191/400

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Karla, sensacional seu empenho e desempenho em buscar trazer a tona com tanta riqueza e de forma tão delicada cada artigo. Que nessa continua jornada tenha muito mais sucesso e histórias para contar!

Profª Karla disse...

Leandro, meus sinceros agradecimentos. Fiquei feliz demais com suas palavras e, mais ainda, com a sua presença por aqui. Grande abraço!