quarta-feira, 25 de junho de 2008

Noites de Festanças

Em virtude das comemorações, festividades, homenagens, simpatias e tradições do mês de junho, analisemos a história e as curiosidades da festa junina. Percebe-se que, nesta época, todo o Brasil, mesmo tendo diferentes regiões, festeja em ritmos e danças semelhantes à cultura caipira. Isso demonstra as fortes ligações de um povo e outro, interagindo mutuamente na construção cultural do país.
A festa junina originou-se de algumas celebrações de rituais de fertilidades de povos bárbaros da Europa, norte da África (egípcios) e Oriente Médio (sumérios e sírios), no período de solstício de verão. Posteriormente, a Igreja Católica adaptou estas celebrações para as comemorações do dia de São João (24 de junho). Por isso, no princípio era chamada de “Festa Joanina” e por ser no mês de junho, logo, passou a denominar-se: “Festa Junina”; homenageando Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João.
Nota-se, desta forma, diversos elementos culturais vindos de países distintos e adaptados às regiões correspondentes. Por exemplo, a quadrilha é uma dança nobre francesa, mas, originada de contra-danças inglesas do século XVIII (contry dance = dança rural); a tradição de soltar fogos veio da China, que é o país fabricador da pólvora e a dança de fitas é proveniente dos países ibéricos. Além disso, verificam-se doces, salgados e bolos derivados do milho, em vista de o mês de junho ser a época de sua colheita.
No Brasil, alguns historiadores afirmam que a festa junina foi trazida pelos portugueses no período colonial. Atualmente, no nordeste as festas ganham mais expressão, pois, por ser uma região de muita seca e o mês de junho apresentar chuvas, os habitantes comemoram a melhora na agricultura e também na economia, já que o consistente turismo gera ainda o aumento de empregos. Na região sudeste é comum a realização de festas populares como as quermesses nas Igrejas, empresas e até mesmo nos sindicatos.
Em essência, o mais relevante significado que as festividades juninas podem oferecer é a interação dos povos. Posto que, desde sua origem até os dias atuais sempre foram influenciadas por diversas composições culturais e formadas com as peculiaridades dos lugares. Portanto, divirtam-se “nesta noite de festança, todos caem na dança, alegrando o coração, foguetes, cantos e troca na cidade e na roça, em louvor a São João”.


REFERÊNCIAS:
www.suapesquisa.com
www.brasilescola.com
Música de João B. Filho “Pula a fogueira”.
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 20 DE JUNHO DE 2008.

Um comentário:

Tito Flávio Bellini disse...

Posso expressar em uma palavra o que penso sobre vc?
Orgulho...
Sim, pois ainda que não sejamos parentes, fico muito feliz por tê-la tido como aluna e perceber o quanto aprimora seus conhecimentos e já os aplica.
Certamente já é uma historiadora de destaque por seu tempo acadêmico e por sua postura.
Parabéns.
Um abraço do ex-professor e admirador

Tito