segunda-feira, 9 de junho de 2008

Conhece-te a ti mesmo!

Responda rápido: Qual o local em que qualquer pessoa absorve conhecimento teórico-prático e aprende a valorizar seu patrimônio histórico-cultural? Ora, o Museu! Em locais, como este, o acesso ao público em geral, promove, entre muitas outras coisas, a inclusão social dos indivíduos com a construção da história de seu espaço e permite a conservação da memória como fonte para pesquisas cientificas.
A origem da palavra “museu” é do grego mouseion e significa “templo das musas”. Por isso, percebe-se que, na mitologia, era um local de inspiração divina, de onde provinham as musas que estimulavam a criatividade dos artistas e intelectuais das ciências. Historicamente, os primeiros museus foram criados no século XVII, em países como a Itália e Inglaterra, através de doações particulares. Em 1793, no governo da Revolução Francesa, foi instaurado o primeiro museu popular, o Museu do Louvre. E, no Brasil, tivemos o Museu do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, em 1862.
Nos dias atuais, segundo o site do Ministério da Cultura, são contados sessenta mil museus em todo o mundo; sendo três mil deles no Brasil, encontrados somente em 20% dos municípios brasileiros. No ano de 2003, foi instituída a “Política Nacional dos Museus – Memória e Cidadania”, com a finalidade de promover a valorização, a preservação e a fruição destes patrimônios. A partir de então, muitos resultados foram alcançados, como os aumentos de visitação, dos investimentos em capacitação dos profissionais, da oferta dos cursos de graduação em museologia e dos movimentos de incentivo a encontros culturais.
Em Barretos, a Prefeitura Municipal administra o Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes”. Este, por sua vez, além do próprio contexto histórico de seu prédio (inaugurado como Paço Municipal em 1907), possuí também acervos como peças em exposição, jornais, fotografias, pinturas e documentos, a fim de estimular e auxiliar os cidadãos nos mais diversificados trabalhos.
Por conseguinte, de acordo com o art. 2º do Projeto de Lei nº 7568/2006, que, institui o Estatuto dos Museus; os princípios fundamentais dos mesmos estão relacionados com a valorização da dignidade humana. Nesse sentido, os museus, por manter uma relação entre o presente, passado e futuro, se instituem como orientação para o desenvolvimento da pessoa humana, para que tal pessoa se esclareça como cidadão e reconheça a importância da memória. Em suma, conhecer museus é conhecer a ti mesmo!

REFERÊNCIAS:
www.cultura.gov.br
www.museus.gov.br
www.museus.art.br
www.geocites.com

ARTIGO PUBLICADO EM 06 DE MAIO DE 2008, NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP)

Nenhum comentário: