sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Trabalho do Historiador

Atualmente, a profissão de historiador, seja em licenciatura ou bacharelado, parece não estar sendo muito procurada, isso talvez aconteça por causa da falta de informações sobre o mercado de trabalho para os jovens vestibulandos. Nessa era de ascensão do capitalismo, as profissões são frias e previamente escolhidas pela juventude, com a visão de ver o retorno do lucro investido nos suados anos de uma faculdade. De fato, quando se escolhe a opção “história” em um vestibular, com certeza não foi pensando no lucro, e mais tarde descobrem-se as várias áreas que o mercado de trabalho do historiador pode apresentar.
Gradativamente, em cerca de dez anos para cá, o profissional de história conquistou um lugar na mídia. Com o acontecimento do dia 11 de setembro em 2001, destruição das Torres Gêmeas em Nova York (EUA), o historiador passou a ser mais requisitado em vista de sua capacidade de explicar e analisar os fatos. Por este motivo, muitas vezes o graduado em história é convocado para entrevistas e/ou palestras em escolas, universidades, redes de televisão ou emissoras de rádios.
No âmbito de licenciatura, para ministrar aulas em redes municipais ou estaduais, o historiador precisa prestar concursos e depois se efetivar. Já no ensino superior as aulas são ministradas de acordo com a sua especialização, isto é, os docentes de universidades são pesquisadores de teses acadêmicas e suas aulas são focadas a partir dos assuntos dessas teses.
Outra abordagem do mercado de trabalho do historiador é a preocupação social com a memória e, com isso, a atuação do mesmo em museus com o cargo de curador. Nesse sentido, cabe ao profissional preservar os documentos, participar das pesquisas, organizar os acervos, conscientizar as pessoas sobre a importância do patrimônio histórico e atualizar a instituição com as novas tecnologias. Além disso, o historiador também pode trabalhar em “Casas de Cultura”; promoção de livros junto às editoras; auxiliar em pesquisas iconográficas; na política - como assessor de planejamento, projetos e pesquisa; como memorialista empresarial; como analista de pesquisa para órgãos de imprensa e intérprete de documentos originais.
Com efeito, aquele que optar pela profissão de “historiador” terá um vasto campo de trabalho, além da importante bagagem cultural que se absorve com as leituras e análises. Sim, o historiador é um leitor compulsivo. É alguém é apaixonado por conhecimento, e principalmente por disseminar entre as diferentes pessoas o que há de comum entre elas, a cultura, a arte, a história!

REFERÊNCIA:
Palestra com os docentes do curso de História da FAFIBE – na “Semana de História”.
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS / SP), EM 10 DE OUTUBRO DE 2008.

3 comentários:

Artur...........-=|†µ†¡|=- disse...

Ultimo dia para decidir o rumo da minha vida profissional. Muito obrigado, essas informações ajudaram bastante na escolha.
Meu pai vai me matar. T.T

Profª Karla disse...

Artur!

Tomara que as minhas palavras tenham realmente lhe auxiliado na opção do futuro profissional... fiquei feliz com seu comentário!

Mas, olha só... lembre-se sempre sempre sempre que o historiador por mais apaixonado que seja por História e suas ramificações deve ser antes de tudo DISCIPLINADO. Para conseguir trabalhar nestes vastos campos que citei no artigo, é preciso ler, estudar, criticar e saber argumentar em cima de muitas informações para depois conseguir nutrir um bom currículo e um trabalho digno.

Sê sempre disciplinado e apaixonado por História, eu garanto que você se dará bem... experiência própria sabe...

Opte por uma faculdade boa para que depois você possa continuar estudando em pós-graduação, mestrado, doutorado...
Porque o historiador deve sempre continuar estudando, senão.. enferruja!

Obrigada pela leitura do blog e estou a disposição se precisar de ajuda, ok?

E quanto a seu pai, não se preocupe... se você ser um bom estudante de História, poderá ter um brilhante futuro profissional e provar a ele que quando fazemos que gostamos... as circustâncias da vida giram em nosso favor.

Abraços.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.