sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A História Continua!



Sábado, será comemorado mais um feriado nacional, a “Proclamação da República” em 15 de novembro de 1889. De fato, tal solenidade marcou muito o cenário político do país, tanto nacionalmente, quanto nas cidadezinhas recém-formadas do interior daquela época. Sim, o ideal republicano chegou à cidade de Barretos e atingiu-nos em aspectos sociais, econômicos, culturais e ainda mais afetou a mentalidade da população.
No mesmo dia 15 de novembro, no entanto em 1907, era inaugurado um dos mais belos prédios de nossa cidade, o “Paço Municipal”, atual “Museu Ruy Menezes”. A administração municipal era do então intendente Dr. Antônio Olympio Rodrigues Vieira e o edital de licitação da obra foi publicado no Jornal O Sertanejo em 29/04/1906. O projeto foi executado na Praça da República (hoje Praça Francisco Barreto), sob a responsabilidade de César Torcelli, sendo a pedra fundamental lançada no dia 02/09/1906.
Contudo, neste ano de 2008, algo inédito aconteceu: a descoberta de tal data de inauguração do prédio do Museu. No minucioso trabalho de análises de documentos, estávamos eu (estagiária) e Sueli Fernandes (Diretora do Museu) arquivando e descrevendo os documentos do acervo que já estavam no Museu. Foi então que verificamos o convite da inauguração do Paço Municipal endereçado à Profª Maria da Glória. Eis a transcrição do convite, in verbis:
“Em 09 de novembro de 1907, Illmª Exmª Imª D. Maria da Gloria Carvalho. M. D. Professora nesta cidade. Devendo realisar-se às 6 horas da tarde de 15 de corrente mez, a inauguração do Paço Municipal desta cidade, tendo a honra de convidar V. Excia. a comparecer a esse acto, contribuindo com a vossa presença para maior brilhantismo da solenidade que se projecta. Saude e fraternidade. O prefeito do municipio.”
Portanto, o “Palácio das Águias”, como também é conhecido, comemora 101 anos de sua majestosa edificação. O Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes” permanece VIVO e se renova a cada instante em busca da preservação e do resgate das lacunas de nossa memória. Ainda mais, suas portas continuam abertas para as novas descobertas que virão, afinal o tempo não para!

REFERÊNCIA:
Documentos do Museu “Ruy Menezes”.
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS/SP), EM 14 DE NOVEMBRO DE 2008.

Nenhum comentário: