sábado, 7 de março de 2009

A MISSÃO HISTÓRICA DAS MULHERES



Aproxima-se o “Dia Internacional da Mulher”, 08 de março, por isso nada mais justo homenagear aquelas mulheres que tanto lutaram por seus direitos e também aproveitar tal ocasião para incentivar a continuação de novas conquistas. Para entender a luta feminina é necessário recorrer à história, mesmo que esta tenha permanecido por muito tempo no âmbito machista, é através do passado que se encontram os elementos de construção do presente.
No Brasil, a luta dos direitos das mulheres foi muito ligada aos movimentos feministas, que em sua maioria organizavam-se em meio a resistência cultural para aderir novas formas de linguagens à sociedade. O marco mais conhecido destes movimentos foi o direito ao voto feminino em 1932, a partir daí as mulheres passaram a exprimir mais coragem frente aos costumes tradicionais. Até que nos anos 70, o “feminismo organizado” tomou conta da mentalidade de muitas adeptas e alguns jornais expressavam novos dizeres em relação ao corpo e a sexualidade da mulher.
Outros movimentos, porém, aderiram ao “Feminismo Radical” e defendiam sobretudo as mulheres da classe trabalhadora, pois eram as mais oprimidas. Este movimento era muito ligado as idéias marxista-masculinas, mas como eram os únicos pensamentos de oposição ao regime, as mulheres utilizaram esta manifestação predominante para conseguir a aceitação na esfera pública masculina e obterem o reconhecimento político.
Em meados da década de 80, o feminismo alcançou linguagem própria e contribuiu na construção da identidade e do papel social da mulher. Assim, o universo cultural feminino passou a discutir temas como a saúde, emoções, desejos e violência, sendo a primeira “Delegacia de Mulher” instituída em 1986. Neste momento, as feministas também passaram a englobar temas como a moda e estética, não aderindo ao consumismo exacerbado, e sim afastando as imagens de mulheres “feias e mal-amadas” a fim de ressaltarem a autêntica beleza da mulher, não as “curvas” e sim a ternura e a auto-confiança.
Claramente, as maiores conquistas femininas foram o aumento dos cuidados com a saúde, tão delicada, e a luta contra a violência doméstica. É certo que um resultado ainda deva ser mudado, o aumento bruto do mercado profissional que acaba por obstruir o lado afetivo das famílias, a falta de tempo para o cuidado dos filhos. Por fim, as mudanças ainda são discutidas, mas a “missão histórica” das mulheres se concretizou e conquistou o Brasil, graças as nossas “flores” do passado que ousaram em mudar a nossa história!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA TODAS AQUELAS QUE AMAM A TERNURA DE SER MULHER!


REFERÊNCIA:
RAGO, Margareth. “Os feminismos no Brasil: dos “anos de chumbo” à era global”. (www.unb.br).

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS / SP), EM 06 DE MARÇO DE 2009.

Nenhum comentário: