domingo, 7 de junho de 2009

À ESPERA: CEM ANOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

“Lá vai o trem sem destino,
pro dia novo encontrar.”
(Heitor Villa Lobos)

No dia 25 de maio de 2009 a nossa Estação Ferroviária completou o centenário de sua inauguração em Barretos. Ansiosamente, o dia 25 de maio de 1909 foi muito esperado pelos moradores da cidade na época, tudo porque estava a caminho o primeiro trem vindo direto de Bebedouro a Barretos, uniam-se as linhas férreas destas duas cidades. A população estava assim tão eufórica porque eram certos os benefícios que uma linha de trem traria ao desenvolvimento econômico e social da cidade, desde novos empregos a novos moradores e contatos com diferentes culturas.
O Prefeito era o Cel. Silvestre de Lima, no qual aceitou o acordo com o então presidente da Companhia Paulista, o famoso Conselheiro Antônio Prado. Afinal, mesmo o café sendo o maior propulsor econômico do período, a pecuária da nossa região também necessitava do transporte férreo, não foi por acaso que foi inaugurado, 4 anos depois, o primeiro frigorífico da América Latina aqui em Barretos.
Segundo os históricos do Museu “Ruy Menezes”, o jornal “Correio de Barretos” já em 1908 apontava as boas vindas da futura Estação: “Felizmente para os grandes interesses de toda a extensa, populosa e rica Comarca de Barretos, (...) vae-se dia-a-dia se acentuando a verdade que em breve tempo, a Cia de Estrada de Ferro Paulista, tocará aqui os seus trilhos, facto este geralmente ambicionado. (...). Um futuro risonho e breve nos sorri. Esperamos”.
Contudo, foram nas palavras do jornal “Correio de Barretos” de maio de 1909 que ficaram registradas as emoções da população no momento das festas de comemoração: “Amanheceu um dia esplendoroso, com um sol cearense irradiando calor e torrando as ruas do nosso torrão e as carnes flacidas dos coroneis. Mas mesmo assim os acordes das bandas acordaram a população, precedendo uma salva de 21 morteiros na praça da República, saudando a Aurora.”
Percebemos, portanto, que a chegada da linha do trem em nossa cidade foi bem recebida pelos moradores e que mesmo com a falta de eletricidade, as comemorações foram honrosas e dignas de elogios. Principalmente quando se trata da música tocada pela Orquestra, música ao vivo era sinal de que haveria um grandioso evento. Tão grandioso que depois de 100 anos ainda foi lembrado, parabéns a nossa antiga Estação Ferroviária, hoje Estação Cultura, e que outrora foi um dos palcos da nossa história! A espera pela sua chegada valeu a pena.

REFERÊNCIAS: Documentos do Museu “Ruy Menezes”.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 05 DE JUNHO DE 2009.

Nenhum comentário: