sexta-feira, 9 de setembro de 2011

157 ANOS DE DIVERSAS HISTÓRIAS



 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 27 DE AGOSTO DE 2011

            Quando agosto entra em cena no calendário muito se fala sobre a história de Barretos, uma vez que a data de fundação oficial da cidade se encontra no dia 25, comemorada ontem por sua vez. Nesta época, aumentam-se os trabalhos requeridos pelos professores de História, as pesquisas realizadas na internet em busca de textos históricos, as visitas ao Museu Ruy Menezes encantando os pequenos barretenses, enfim é uma procura intensa sobre elementos da origem da cidade. As pessoas passam a buscar a famosa “história de Barretos”, mas, o que é de fato a história de Barretos? O que as pessoas querem dizer com “história de Barretos”? Seria possível desvendar e traduzir 157 anos de história política, econômica, cultural e social em tão poucas linhas?
            Em termos gerais, as pessoas denominam os cento e cinquenta e sete anos da cidade como a “história de Barretos”, quando na verdade a história que compõe o espaço de Barretos é constituída por períodos diferentes uns dos outros. Não é possível estabelecer os 157 anos da cidade como uma história única, linear e progressiva, isto é mitificar o passado e julgar que todos os historiadores a escreveram da mesma maneira. Se a “história de Barretos” fosse única, fechada e encarada como “verdadeira”, o texto escrito seria o mesmo desde o primeiro historiador que a produziu até os dias de hoje.
            É válido ressaltar que cento e cinquenta e sete anos de história é a composição de épocas vividas por pessoas que encararam de diferentes modos os períodos políticos (Império, República Velha, Estado Novo, Populismo, Ditadura Militar, Redemocratização), econômicos (expansão da pecuária, da agricultura, do comércio, da indústria, dos setores empresariais) e sócio-culturais (influências da imprensa, da literatura, dos valores religiosos, das descobertas científicas e etc). Porquanto, quando as pessoas se aventuram a pesquisar sobre a história dos cento e cinquenta e sete anos de Barretos, inicialmente, devem-se perguntar: Qual momento histórico estudarei? Quais as fontes que existem sobre determinado período? Quem já escreveu sobre isso?
            É importante que os barretenses tenham em mente que ao longo do século XX, e agora no XXI, vários momentos históricos de Barretos foram contados por diversas pontas de penas e canetas. O próprio modo de se contar e escrever a história é em si uma fonte de estudo, pois cada historiador é ligado ao período em que vive e às evidências que aparecem em seu presente. Assim, a história que se escreve hoje não é a mesma de ontem e muito menos a que será lida no amanhã. Em agosto, quando o momento sobre a origem da cidade é colocado em pauta pela imprensa, pelas autoridades políticas, pelas homenagens do comércio, pelos trabalhos escolares e pela curiosidade das pessoas, pensemos, sobretudo, na complexidade que a configura, nas fontes históricas que conseguimos até hoje e nos diferentes modos de escrever sobre ela. Afinal, Barretos tem história e, sobretudo, uma escrita da história.
            Parabéns aos barretenses pelos nossos 157 diversos anos!

Nenhum comentário: