quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS



 ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª KARLA O. ARMANI NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 16 DE SETEMBRO DE 2011

            Dentro da sala de aula e defronte a tantos jovens de múltipas personalidades, todo professor de história quando se aventura a ensinar aspectos diversos sobre o passado sempre argumenta que a importância deste é na realidade utilizá-lo como fonte para se entender o presente. Por isso, questões vivenciadas no presente, geralmente levantadas em assuntos cotidianos ou pela mídia, sempre suscitam olhares ao passado, visto que é na linha do tempo que residem as origens dos problemas e transformações sociais. O fato é que quando se levanta uma questão atual na sala de aula e se desenvolve um argumento fincado no passado, as aulas ficam mais interessantes e chamativas.
            Como exemplos que animam as aulas de história temos os nossos hábitos culturais, que no caso de nós brasileiros vieram principalmente dos costumes indígenas e dos portugueses. Além disso, expressões da língua portuguesa ditas coloquialmente possuem significados históricos, que se perpetuaram no tempo e ultrapassaram as barreiras do espaço. Assim, entender a etimologia, isto é, a origem e formação das palavras, é identificar as mudanças das expressões ao longo do tempo.
            Por exemplo, por que classificamos os dias como domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado? A explicação advém dos períodos da Antiguidade Romana à época medieval, um período que vivenciou as religiões politeístas e a ascensão do cristianismo. Desde a época do Império Romano, os dias da semana eram batizados como uma homenagem aos deuses, com exceção do “domingo” (dia do senhor) criado por Constantino no século III quando ele se converteu à religião cristã, e o “sábado” que remete ao “shabbat” dos judeus. Os dias eram então denominados: domingo, lues (dia da lua), martes (dia de Martes), mércores (dia de Mercúrio), joves (dia de Júpiter), vernes (dia de Vênus) e sábado. Estas denominações sofreram mudanças a partir do século V, quando um bispo de Braga (Portugal) organizou uma campanha para trocar os nomes pagãos para cristãos. Deste modo, em Portugal, e depois em suas colônias, os dias passaram a ser concebidos por expressões da liturgia católica: “feria secunda ou secunda feria” e assim por diante, sendo que “feria” em latim significa “dia de festa ou de descanso”.
            No mundo ocidental atual, somente em Portugal e nos países que outrora foram suas colônias que se utiliza este sistema de classificação de nomes da semana; em contrapartida, nos demais países ainda são adquiridos os nomes dos deuses da mitologia nórdica e romana. Estas informações, portanto, nos fazem perceber que as pinceladas da história da humanidade são recorrentes no nosso tempo atual, atuando na linguagem do dia-a-dia e nas expressões mais rotineiras do presente.

REFERÊNCIA: Revista Aventuras da História – set/2011. 

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