quarta-feira, 9 de maio de 2018

CEM ANOS DO ÁLBUM “ASPECTOS DE BARRETOS” (PARTE 1)

ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI MEDEIROS, EM 8 DE MAIO DE 2018, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS", PÁGINA 2 

Em formato de album illustrado, vem de apparecer este interessante e bem lançado trabalho sobre o prospero municipio de Barretos. [...]. A uberrima zona barretense, com os seus homens, a sua historia, o seu commercio, a sua industria e tudo que lhes diz respeito, mereceram cuidadas referencias. E, além disso, innumeras são as nítidas photogravuras do texto, as quaes contribuem grandemente para maior beleza e valor da monografia”. (Correio Paulistano, 17/8/191, p. 3, grafia da época).

A citação do jornal paulistano de 100 anos atrás talvez não esperasse uma “republicação” no futuro. Porventura, o jornalista não imaginava que suas palavras narravam uma das mais importantes fontes históricas sobre Barretos: o “Álbum Aspectos de Barretos”, escrito em 1918, por Absay de Andrade.
Registrar sobre a história, cultura, política, sociedade e economia de uma cidade não é tarefa somente de historiadores e nem prática encontrada só em jornais. Os centenários anos de Barretos já foram marcados em vários livros, álbuns e jornais. Mas neste mês, em especial, trataremos dessa publicação importante sobre nosso município e o estado paulista. A intenção é escrever sucessivos artigos analisando o álbum como ele merece: como fonte histórica, e não como mero receptáculo de informações sobre a época.
Pelo jornal citado acima neste artigo, é possível perceber que se tratava de um álbum repleto de assuntos diversos sobre Barretos naquele ano de 1918, além de belas fotografias do centro de nossa cidade; a qual na época passava por período de relativa prosperidade econômica em função da pecuária. Inclusive, muitas fotografias deste álbum eram formosos cartões postais de edifícios particulares, instituições e praças. E tais cartões, alguns pertencentes ao acervo do Museu “Ruy Menezes”, são até hoje usados em trabalhos acadêmicos e literários, exposições culturais e exibições públicas.
Depois da apresentação do jornal apontado de 1918 e deste que você lê em 2018, ficam as questões: o que o álbum trata? Por qual motivo foi escrito? Quem era esse autor? Pois bem, estes serão os assuntos para os próximos artigos. Aguardem!

Fontes: Arquivos do Museu Ruy Menezes e da Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário: