terça-feira, 1 de janeiro de 2019

ABC, TUDO PARA BRILHAR EM 2019!


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 1º DE JANEIRO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI

Confraternização da ABC em 28/12/2018
no Auditório "Acadêmica Conceição A. R. Borges"

                No antepenúltimo dia do ano que seu findou, a Academia Barretense de Cultura – ABC – reuniu seus membros para congratular seus projetos, integrá-los em boas prosas, deleitar-se ao som de músicas agradáveis e semear uma prazerosa troca de livros. Foi uma noite feliz, com direito a telefonemas em “viva-voz” de acadêmicos que moram distante. Foi um momento de homenagens e lágrimas. Foi uma oportunidade de abraços entre os imortais da cultura.
            O presidente, José Antônio Merenda, brindou-nos com um resumo de tudo que fora realizado em 2018 e anunciou os projetos para 2019 (que não são poucos!). Sua briosa mania de “arregaçar as mangas” e trabalhar duro pela ABC foi carinhosamente reconhecida pela vice, Adalgisa Borsato. Sem contar as congratulações de outros acadêmicos, sempre fiéis ao voluntariado da cultura e em manter a ABC viva. Ativa!
            Mas, também pudera... Como não ser radiante o sucesso de uma Academia que carrega o nome de quarenta patronos tão importantes à história e a identidade cultural da cidade? São quarenta nomes respeitáveis, que, se investigados, dão luz a importantes obras artísticas e científicas. São patronos que não nasceram na cidade, mas que fizeram dela o palco de suas produções. Muitos escreveram, pintaram, compuseram e criaram os mais diversos trabalhos literários, artísticos, históricos, musicais, teatrais e científicos neste “chão-preto”, honrando o nome da cidade. Barretos é sim terra de cultura. Da ABC!
            No passado, os patronos trouxeram e desenvolveram a cultura numa Barretos que ainda iniciava seus passos urbanos. No presente, os titulares das quarenta cadeiras mantêm esta cultura, mas em cliques de atualizações, com dinamismo, provando que as linguagens artísticas se flexibilizam e se reinventam. É maravilhoso esse diálogo de cadeiras; essa dialética do tempo; essa imortalidade de nomes e de obras.
            Que em 2019, a ABC cresça e floresça em projetos. Construa ideias e descontrua paradigmas. Costure sonhos e colecione realidades.

Link da reportagem no site do jornal "O Diário":
http://www.odiarioonline.com.br/noticia/80557/ABC-TUDO-PARA-BRILHAR-EM-2019

Nenhum comentário: