terça-feira, 29 de janeiro de 2019

GIULIETTA DIONESI, A JOVEM VIOLINISTA (PARTE IV)

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 29 DE JANEIRO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS


       
Primeira sede da Sociedade Italiana "Unione & Fraterlanza"
de Barretos, construído por volta de 1900.

(Fonte: Jornal "Barretos Memórias", julho de 1988, p. 2
- Acervo Museu "Ruy Menezes").
Depois de ter realizado seus quatro concertos em Barretos, a jovem violinista italiana adoecera na cidade. Sua estadia que duraria poucas semanas, acabou por se estender para dois meses e meio. Fato que, obviamente, gerou mais gastos do que o imaginado, e levou seu marido e empresário, Emílio Grossoni, a solicitar a participação do público barretense em mais dois concertos.
            A comoção pela enfermidade da violinista, e seu reconhecido talento, gerou uma acolhida muito maior. Tanto por parte da elite letrada da cidade, quanto pela Sociedade Italiana “Unione & Fraterllanza”. Esta, por sua vez, mostrando-se sensibilizada pela situação e esmero de sua compatriota, ajudou no que foi possível à estendida estadia da violinista. Fato que foi carinhosamente reconhecido por Giulietta em agradecimento publicado no jornal: “É mio acopo ostensibilizzare la mia riconoscenza a tutti i Signori Soci dela Unione e Fraterllanza” (O Sertanejo, 11/6/1905, p.4).
Anúncio dos concertos em homenagem a Giulietta Dionesi
na Câmara Municipal de Barretos, após período
de seu restabelecimento da cidade.

(Fonte: Jornal O Sertanejo, ed. 245, 1905, p. 3
- Arquivo do Museu "Ruy Menezes").
Além da sociedade italiana, uma comissão organizadora de líderes locais realizou mais dois concertos em homenagem a violinista no salão nobre da Câmara Municipal, com a participação de outros músicos, como o maestro Filippo Pace, residente em Bebedouro. Essa consideração e hospitalidade barretense mostram o quanto a cidade almejava desenvolvimento cultural. Uma sede de cultura! Afinal, em 1905 éramos uma comarca recente, que pretendia ser rota de artistas reconhecidos que desinquietassem a “tediosa” rotina de cidade sertaneja, promovendo o saber e o espírito da cultura.
Por outro lado, a história de Giulietta Dionesi se emaranha na árdua vida dos artistas estrangeiros que se aventuravam pelas cidades interioranas (muitas sem estrada de ferro). Além de descortinar temas importantes, como a participação da mulher na vida cultural brasileira, na economia da arte e no mercado de trabalho. Temos muito a aprender com histórias de vida e de carreiras como essa, de uma italianinha que aos 11 anos de idade já era um prodígio na música. [fim].

Fontes primárias:

O SERTANEJO, jornal hebdomadário de Barretos. Edições: 243, 244 e 245 - ano 1905. Arquivo do Museu "Ruy Menezes".
BARRETOS MEMÓRIAS, jornal mensal. Edição de julho de 1988. Arquivo do Museu "Ruy Menezes".


Link da publicação no site do jornal "O Diário": 
http://www.odiarioonline.com.br/noticia/81401/GIULIETTA-DIONESI-A-JOVEM-VIOLINISTA-PARTE-IV

2 comentários:

Antonio Mamede disse...

Ola professora Karla

Acabei de publicar um vídeo sobre o atentado político sofrido pelo Imperador Dom Pedro II e como bem sabe, isto aconteceu quando o Imperador saia do Teatro Sant'Ana, do Concerto de Giulietta Dionesi. Ora, eu vi que se dedicou a pesquisar esta menina, que tinha onze anos em 1889 e que era uma genialidade da música. Recomendei no vídeo o seu site, para as pessoas que querem saber mais desta história.

Não sou historiador por profissão, mas amo retornar ao passado e perceber a vida como era naqueles tempos.

Estou a sua disposição para o que for possivel!

Um prazer enorme em escrever estas linhas!

Profª Karla disse...

Caro Antônio,
Obrigada pelo comentário e, mais ainda, pela citação do blog em seu vídeo. Eu gostaria muito de assisti-lo. Você poderia me passar o link? Está no youtube ou em alguma página sua de rede social? Se puder, agradeço o envio do vídeo. Obrigada! Estou à disposição!