terça-feira, 24 de novembro de 2020

A BARRETENSE THEODOSINA R. RIBEIRO

 ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 24 DE NOVEMBRO DE 2020 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS     

 

Theodosina Rosário Ribeiro
Fonte da imagem: Google.

            Era barretense a primeira mulher negra vereadora na cidade de São Paulo e deputada estadual à Assembleia Legislativa paulista. (Sim, volte os olhos e leia de novo). Chamava-se Theodosina Rosário Ribeiro, nascida em 29 de maio de 1930, em Barretos; mais tarde, formou-se em Letras e Direito. Elegeu-se vereadora em São Paulo, com a 2ª maior votação pelo MDB, no ano de 1968; e, em 1970, foi eleita à ALESP como a primeira deputada estadual negra, a 5ª mais votada, desdobrando-se em três mandatos, sendo deputada de 1971 a 1983. Faleceu em 22 de abril deste ano.

            Em entrevista ao Portal da Câmara Municipal de São Paulo, ela declarou: “Nasci em Barretos, interior do estado de São Paulo. Papai, naquela época era comandante de destacamento e à medida que se terminava naquele local o trabalho dele, era removido para outras cidades. Então muito pequena estive em Barretos, Araraquara, Pirassununga e vim para São Paulo com 8 anos”. Ela contou que seu pai, um homem negro, getulista, comandante de destacamento da Força Pública era respeitado, apesar do problema racial, pois era um autodidata e conseguiu respeito no cargo que ocupava. Lembrou que a irmã, aos 25 anos, tornou-se a primeira professora negra em Pirassununga.

            Em São Paulo, Theodosina formou-se professora e passou em concurso público como diretora de escola; algo que para ela seria um meio de amenizar o racismo. Com apoio de seu marido, foi incentivada pelo deputado federal Adalberto Camargo, o primeiro negro eleito como deputado por SP, a ingressar à política. “Fiz um trabalho muito grande em relação às mulheres, à educação, e juntamente com as mulheres negras”, disse. Seu trabalho e ação frente à educação, às mulheres e à população em situação de vulnerabilidade repercutiu na criação da Medalha “Theodosina Rosário Ribeiro”, em 2013, pela ALESP.

No mês da Consciência Negra, é necessário que conheçamos vidas como a de Theodosina, cuja biografia é linha a linha pelo bem das mulheres negras.


Fonte: 

Entrevista com a Sra. Theodosina Rosário Ribeiro no site da Câmara Municipal de São Paulo.