segunda-feira, 31 de março de 2008

Conte sua história!


A produção de uma pesquisa histórica se diversifica em várias categorias, entre elas temos a história oral. Esta, surge nos Estados Unidos e se desenvolve com sua utilização em larga escala. A princípio, é necessário uma série de fatores e preocupações em se pesquisar a perspectiva verbal da história, pois, esse trabalho está ligado a verdade dos fatos. Assim sendo, toda a investigação está sempre sujeita à críticas e análises específicas sobre o assunto correspondente.
Em tempos atrás, a história oral era relatada por escrito, entretanto, com o desenvolvimento tecnológico ocorreram mudanças. Ou seja, com a chegada do gravador houve além da valorização, também a facilitação das entrevistas vocais. Deste modo, o entrevistado não fica inibido perante o entrevistador e nem às questões levantadas.
Em relação aos trabalhos exclusivos dos jornalistas e dos historiadores estão, notadamente, distintas as preocupações sob um determinado assunto a ser tratado. Cabe ao jornalista a função de indagar as incertezas, em constante relação com a integridade dos acontecimentos. O historiador, por lidar com fontes, mantém-se na postura de criticar e buscar, a todo momento, a veracidade das evidências.
A atividade especial da pesquisa oral está no foco da utilização, onde os estudos abrangem uma amplitude técnica e depois arquivam os resultados; situados com fontes cientificas. A psicologia e a psicanálise auxiliam as pesquisas para amenizar as interferências, como exemplo: a subjetividade de uma entrevista. A partir disso, os estudos se estruturam em campos como: o processo de trabalho e as relações sociais; história econômica, das mulheres e até mesmo a militar dos anos 60.
Portanto, “a voz do passado” é também essencial como fonte tanto para as inquietações, quanto para o desejo de saber sobre toda uma trajetória vivida por nossos ascendentes. De fato, a contribuição da história oral foi e é muito grande, mas, pode ser ainda maior, por isso: conte sua história!
ARTIGO PUBLICADO EM 15 DE FEVEREIRO DE 2008, NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS / SP)

Nenhum comentário: