segunda-feira, 31 de março de 2008

Meu primeiro artigo

HISTÓRIA E CIÊNCIA

A importância das pesquisas histórico-documentais e, através dessas, a fundamentação de teses argumentativas sobre a história condensada de nossa cidade são essenciais para uma conscientização política de qualquer pessoa. E, dessa forma, estudam-se conceitos históricos como os da política, sociedade, economia e cultura para determinar e convergir relações entre eles, perante o movimento histórico do longo tempo.
Barretos é uma cidade centenária e, por isso mesmo, atravessou conjunturas econômicas e culturais distintas. Deste modo, passamos por períodos como: Império, República Velha, da Espada, Dissidente, Populista, Ditatorial, Neoliberal; simultâneos a crises econômicas e transformações sociais. Assim sendo, fica comprovada a amplitude das áreas para se pesquisar períodos histórico-regionais.
Tratando-se das fontes específicas de pesquisas, percebemos a diversidade dos campos cientes utilizados pelos historiadores: documentos cartoriais, registros paroquiais, de nascimentos, casamentos e óbitos, fotos, jornais, relatos conjunturais das épocas correspondentes, história oral, dentre outras. Em conseqüência, as teorias são desenvolvidas por meio de métodos dedutivos e pela ajuda de livros do assunto selecionado.
Além disso, mais do que os grandes nomes tradicionais dos coronéis, tenentes ou até mesmo senhores de escravos, se faz necessário o estudo dos grandes ciclos econômicos e a análise das diferentes classes sociais junto com a formação das sempre presentes ideologias. Para que, através disto, se examine os distintos modos de vidas da população e se compare, sobretudo, a mútua correspondência cultural.
A história é, indispensavelmente, o auxílio recíproco de se resgatar o passado para que possamos obter um nutritivo conhecimento dos acontecimentos presentes. Enfim, para que haja essa reciprocidade entre a história e o homem é preciso um maior dinamismo humano em conservar as fontes e saber utilizá-las. A história agradecerá.
ARTIGO PUBLICADO EM 1º DE FEVEREIRO DE 2008, NO JORNAL "O DIÁRIO". BARRETOS / SP.

Um comentário:

Wise Madman disse...

Legal, gostei desse post, qm sabe vc me faça gostar de historia e admira-la pois no momento a considero inutil...
Mas eh realmente algo importante conhecer o passado, eh uma forma de entender o presente, pq as coisas acontecem da maneira q acontecem na atualidade e assim fazer previsoes sobre acontecimentos futuros, demais
\,,/