sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AO CAMPEÃO OSMAR MARCHI



“Osmar Marchi de São Paulo, não teve animal para jogá-lo no chão”
(Música de “Os Jassanãs” – Primeiro Rodeio Furacão)


No clima do mês de agosto, o Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes” apresenta a Exposição “Paixão sem limites” em homenagem ao bicampeão de rodeio em Barretos, Osmar Marchi. A exposição foi aberta no último dia 15 e permanecerá no local até o dia 30 de agosto. Na abertura aconteceram muitos momentos emocionantes como o encantador toque do berrante, declamação de poesias, música caipira ao vivo e inúmeras homenagens sinceras a Seu Osmar. Seus olhos brilhavam...
Mas, se existiu algo que chamou muita atenção em todo momento foram as fotografias. Belas fotografias da vida de um dos maiores e autênticos peões paulistas, que, depois de identificadas por Seu Osmar pareciam falar por si só. É de se admirar a biografia deste barretense no alto de seus 70 anos, casado com a carinhosa Dona Fátima, pai de Rosemeire, Fabiana e Osmar Filho (também peão) e avô de cinco netas.
As primeiras imagens apresentam Osmar Marchi com 17 anos quando era jóquei e já demonstram a habilidade e a paixão do peão pelos animais. Só deixou de ser jóquei quando ganhou peso, mas continuou sua lida com os animais. Sua primeira participação no rodeio foi em 1964 e ficou em terceiro lugar. As fotografias da década de 60 apontam Osmar Marchi como um peão sereno, vencedor de dois rodeios em Barretos nos anos consecutivos de 1966 e 1967.
Contudo, são as fotografias da década de 70 que marcam Osmar como um peão maduro e valente. As figuras lembram aqueles filmes de “bang-bang” e “faroeste”, com a iluminação amarelada, os peões com suas típicas indumentárias, sem faltar o lenço no pescoço, chapéu, botas de couro e fivela, além da pose com as mãos no bolso da calça, a expressão séria do rosto e os bigodes muito bem definidos.
O famoso peão que foi campeão de rodeio em mais de vinte cidades, despediu-se da profissão em 1979, entretanto, nunca deixou de trabalhar neste ambiente de fazendas e animais. Atualmente, Osmar Marchi é um homem experiente, religioso, muito simpático e dono de histórias sensacionais. Parabéns ao grande campeão de ontem, hoje e sempre, Osmar Marchi, a lenda do rodeio barretense.
Leitores, visitem a Exposição, vale a pena!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/S), EM 21 DE AGOSTO DE 2009.

Nenhum comentário: