segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O SEGREDO DE CABO VERDE

A África é um continente, antes de qualquer coisa, persistente e resistente. Resistente no sentido de que mesmo com todo o contexto histórico da colonização horrenda que vivenciou, persiste hoje no desenvolvimento de muitos de seus países. A imagem da África lançada pela mídia como um continente subdesenvolvido e passível de violência é o que infelizmente fica na mente de muitas pessoas e as fazem ingerir um preconceito deslumbrado. É claro que violência, fome e miséria estão presentes neste continente, assim como em vários outros países, mas a África conta com a busca da união e da identidade de seu povo para ascender a chama do desenvolvimento.
Para desvendar tamanhos preconceitos quanto à imagem da África, muitos africanos estão presentes no mundo todo e através de conferências ou simples palavras demonstram a evolução de seu continente. Um destes célebres africanos é o Sr. Daniel António Pereira, Embaixador do Cabo Verde no Brasil, no qual proferiu uma palestra sobre seu país e argumentou sobre a história de Cabo Verde e sua situação atual.
Cabo Verde, como o Brasil, foi colônia de Portugal por muitos séculos e o motivo maior da colonização certamente foi sua posição geográfica, que na época eram dez ilhas isoladas no Atlântico. Assim sendo, tornava-se fácil o tráfico negreiro dos escravos ladinos e a rota marítima para a exploração dos demais territórios africanos. As ilhas de Cabo Verde somente se unificaram e conseguiram a Independência em 1975 e, a partir de então, os caboverdianos puderam lutar em prol da nação. Este momento pós-independência criou oportunidades para a população de Cabo-Verde, que, puderam construir o país a seu próprio modo. Foi então que o Sr. Daniel, jovem na década de 70, resolveu graduar-se em História e interessou-se em estudar a história de Cabo Verde, que outrora era somente contada pela História de Portugal. A história de Cabo Verde foi então construída através de pesquisas científicas feitas pelo próprio Sr. Daniel e outros.
Hoje, o país possuí 10% de analfabetos (rumo ao 0%), expectativa de vida de 69/72 anos, taxa de mortalidade baixa e estrutura tecnológica em ritmo de avanço com as fibras-ópticas submarinas. De acordo com o Embaixador, o segredo do ritmo do desenvolvimento de Cabo Verde está na aplicação total do investimento internacional no progresso próprio do país, isto é, sem desvios de verbas, sem corrupção! Cabo Verde, porquanto, é um dos exemplos dos países africanos que estão em via de desenvolvimento e, por maiores que foram as conseqüências do desastre colonial, conseguiram se unirem e superar os problemas iniciais. Que isto sirva de exemplo a nós, brasileiros, tão grandes em território, mas tão pequenos em identidade e união.

REFERÊNCIA: Palestra do Sr. Daniel António Pereira em Bebedouro em 11/09/2009.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 18 DE SETEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário: