segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A HISTÓRIA, O HOMEM E O COMPUTADOR

Em todas as sociedades históricas existiram tecnologias para o condicionamento da sobrevivência e o aprimoramento do trabalho humano. O homem necessitou de exercitar o cérebro construindo engenhocas a fim de desenvolver técnicas de melhoramento de suas atividades. Foi, desta maneira, que surgiram as primeiras máquinas de somar na China, as técnicas da medicina egípcia, os jogos da Grécia Antiga, os aparelhos mecânicos dos séculos XV e XVI da expansão ultramarina e até os aparelhos de tecelagem manual dos séculos XIX e XX. No nosso caso, o século XXI é praticamente dependente de suas tecnologias e a base de tudo isso, isto é, a “respiração” do mundo globalizado atual é o computador.
O contexto histórico do surgimento do computador não foi muito feliz, pois esta máquina, na tentativa de se aproximar das representações lógicas do cérebro humano, surgiu em meio a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, era necessário criar máquinas que reproduzissem as tabelas e gráficos para o lançamento automático de projeteis.
Em 1946, foi criado o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator), aquele famoso computador de grande porte, projetado para desenvolver cálculos matemáticos mais complexos, nos quais as antigas máquinas de somar não resolviam. Foram elaboradas, porquanto, novas “lógicas matemáticas” que permitiam resoluções de problemáticas como, por exemplo, raiz quadrada e potenciação.
Em seguida, o mundo entrou no período da Guerra Fria e os EUA e a U.R.S.S disputavam a hegemonia ideológica do mundo e o poderio bélico de seus países através das produções científicas. Neste contexto, foi criada a bomba atômica e desenvolvidos armamentos altamente destrutíveis, de sorte que o mundo vivia amedrontado em meio a tantas ameaças capitalistas versus socialistas. Em 1951, o computador passou a ser distribuído em série e somente a partir dos anos 70 e 80 chegou em países como o Brasil. Sendo válido ressaltar que, o Museu “Ruy Menezes” possui em seu acervo expositivo um Computador Prológica de 1983.
A evolução do computador atravessou as expectativas da humanidade e cada vez mais nos surpreende, seja pelo tamanho cada vez menor ou pelas múltiplas funções encontradas em uma única máquina. Por fim, tudo seria perfeito se esta tecnologia fosse bem distribuída e toda população tivesse acesso e conhecimento sobre esta ferramenta, na qual passou por um processo histórico desde tempos antigos para, enfim, desembocar na era atual e auxiliar nossa própria “vivência”. Só é preciso que a humanidade saiba discernir as limitações entre “homem” e “máquina”, mas isso já é outro assunto...

REFERÊNCIA: Enciclopédia Prática de Informática. Editora Abril: 1984.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 25 DE SETEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário: