sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AS ESCOLAS BARRETENSES

            A escola é um lugar fantástico que certamente marcará a vida de muitas pessoas, seja pela boa aprendizagem das disciplinas, pelas amizades conquistadas, pelas experiências individuais ou pela convivência com diferentes personalidades. Em outra perspectiva, a escola, assim como muitas outras instituições sociais, acompanha as necessidades e condições sociais de suas épocas, mas o fim único da educação sempre será “instruir”. Desta forma, as escolas podem ser objetos de estudos para muitos trabalhos vinculados à história da educação no Brasil.
            Barretos, nos altos de seus 155 anos, atravessou uma longa linha do tempo e foi cenário de diferentes conjunturas políticas, tais como: o regime imperial, o coronelismo no início da República, a ditadura getulista, o populismo, a ditadura militar, a redemocratização, o neoliberalismo e outros. Paralelo a tantos momentos históricos está o surgimento das escolas barretenses, as quais passaram por grandes modificações conforme a mudança de mentalidades dos tempos. Para o tempo presente, restaram fotografias, documentos e entrevistas com antigos alunos a fim de deciframos a educação passada de nossa cidade. Recordemos então os primeiros destes períodos:
            O jornalista Osório Rocha, no início do século XX, já pesquisava fontes históricas disponíveis da cidade e teve o cuidado de entrevistar alguns antigos moradores do arraial. Em suas pesquisas, Osório concluiu que, no século XIX, Barretos mantinha pequenas instalações escolares de péssimas condições e as aulas eram realizadas em residências de pessoas que não possuíam nenhuma formação em magistério. Já nos primeiros anos do século XX, a cidade contava com escolas provisórias separadas por salas de aula masculinas e femininas e os avaliadores dos exames anuais eram os “cidadãos letrados”.
            A partir da década de 30, as escolas foram tomadas por um forte “patriotismo” instaurado no período do governo getulista, onde os boletins vinham tomados por 16 matérias, entre elas destacavam-se as disciplinas sobre o Brasil: História, Geografia e Corografia do Brasil. O Ginásio Municipal de Barretos, em 1931, exibia o seguinte slogan em seu folheto: “Instruir é bem merecer da pátria”. Também como forma de manifestação social, em uma fotografia do 1º Grupo Escolar, aparece gravado no muro do colégio a seguinte expressão: “Morra o integralismo. Viva a Social-Democracia”.  
            Muitas outras escolas surgiram com o passar dos anos e estas linhas não são suficientes para escrever a representatividade de cada uma delas. Por fim, o que percebemos é que as escolas da cidade são tão antigas quanto sua formação e há muito o que se pesquisar sobre elas, por isso, aqueles que possuem lembranças sobre fatos da História do Brasil relacionados com escolas barretenses: divulguem!

REFERÊNCIA: Documentos do Museu “Ruy Menezes”.
             
ARTIGO PUBLICADO  NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 05 DE FEVEREIRO DE 2010.

Um comentário:

Marcelo Finholdt disse...

Achei teu blog e gostei! Por enquanto li apenas este post, mas lerei os demais com calma.
Saber a história de nossa cidade - creio eu - é saber sobre nós mesmos, é também um modo de guiarmos de forma mais exata nossas tendências e desenvolviimento.

Um abraço e parabéns.