domingo, 27 de junho de 2010

CONFIANÇA NA TRADIÇÃO: O BRASIL NA COPA DO MUNDO



“Com o coração batendo a mil,
é taça na raça Brasil!

            Corações em sobressalto, gritos alvoroçados e ansiedade ao extremo, foram estes os sentimentos que nós, brasileiros, vivenciamos na última terça-feira com a estréia da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da África do Sul. Com o resultado de 2x1, o Brasil venceu a cautelosa Coréia do Norte, no entanto, muito “sofrimento” esteve presente nos olhares atentos dos torcedores brasileiros durante o primeiro tempo, afinal, nada de gol! Sem ao menos tentar entender as estratégias da comissão técnica brasileira, o que queríamos mesmo era ver aquela rede balançar mais vezes e o Brasil demonstrar a famosa “raça” que desde os anos dourados tornou-se tradição em nosso país.
Somos o único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo e também a seleção de futebol que conquistou o maior número de títulos mundiais; somos penta campões! A Copa do Mundo surgiu em 1930 e o primeiro campeonato foi disputado no Uruguai, com a participação de 16 seleções mundiais sem disputas de eliminatórias. A idéia de realizar um evento mundial de futebol surgiu em 1928 quando Jules Rimet, ao assumir o comando da FIFA, junto com sua equipe começou a organizar os campeonatos e idealizar a taça oficial. Conhecida por “Taça Jules Rimet”, em homenagem ao idealizador, a taça do mundo foi criada em 1929 por um ourives francês e passou a ser o prêmio conquistado pelas seleções vencedoras a cada quatro anos.
A primeira Copa em 1930 foi vencida pelos “donos da casa”, os uruguaios, mas, durante o período de 1938 a 1946 a Copa do Mundo foi suspensa devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Já em 1950, uma grande ansiedade rondava o Brasil, pois neste momento nós éramos o país sede da Copa. A vitória era certa entre os brasileiros, ainda mais porque chegamos à final contra os uruguaios, mas... o Uruguai venceu o Brasil por tristes 2x1. Entretanto, em 1958, uma nova luz se ascendia ao futebol brasileiro: o Pelé, um revolucionário do futebol de sua época. Nesta Copa da Suécia o Brasil foi campeão mundial pela primeira vez e na próxima, em 1962, conquistamos o bi-campeonato na Copa do Chile, desta vez com outra célebre personalidade, o Garrincha. A conquista do tri-campeonato em 1970 talvez tenha sido a mais famosa, já que o Brasil passou a ter a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Imaginem a honra aos brasileiros! Honra esta que foi apagada com o roubo da taça em 1983 no Rio de Janeiro, infelizmente o Brasil perdeu o maior patrimônio histórico do futebol brasileiro.  
Em seguida, o tetra veio em 1994 nos EUA, o penta em 2002 na Coréia do Sul e caminhamos ao hexa agora em 2010. Por fim, o futebol passou a ser “cultura” na vida dos brasileiros que tanto sofrem, gritam e se emocionam em um coletivismo bonito na época da Copa do Mundo. É lindo imaginar que grande parte do Brasil grita “goool” e vibra todos ao mesmo tempo. Para os próximos jogos desejamos aos jogadores “garra” e aos torcedores paciência e confiança na comissão técnica, afinal tradição nós já temos!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP) EM 18 DE JUNHO DE 2010.

Nenhum comentário: