domingo, 27 de junho de 2010

A TELEVISÃO NO BRASIL E SUAS EMOÇÕES



            Em época de Copa do Mundo de Futebol a tendência é juntar a família e os amigos para assistir os jogos da seleção brasileira na televisão. Ainda mais neste ano de 2010 que surgiu uma novidade: o sinal digital já disponível em nossa região. Parece até mais animador assistir a Copa do Mundo com a televisão digital, já que a imagem fica praticamente perfeita como se estivéssemos em pleno Estádio. Mas, com tamanha tecnologia invadindo nossas vidas, às vezes não nos damos conta de como isso era precário no passado e como foi a vinda da televisão para o Brasil. Este aparelho que hoje no Brasil é contado na casa dos 65 milhões, no fim de 1950 não chegava a mil.
            Segundo o livro Chatô – O Rei do Brasil do escritor Fernando Morais, a vinda e o desenvolvimento da televisão no Brasil se iniciaram como um grande empreendimento feito pelo jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand. Tudo começou em uma visita feita pelo empresário à RCA Victor, em Nova York, no ano de 1944, quando ele se deparou com a sala de novidades tecnológicas e avistou um aparelho totalmente diferente e inovador: a televisão. Quando indagou David Sarnoff, presidente da empresa, Chatô, como era apelidado, descobriu que somente a França, a Inglaterra e os EUA possuíam emissoras de televisão e isso lhe fez render a ideia de montar a primeira emissora de televisão da América Latina no Brasil.
            A biografia de Chateaubriand conta que, cinco anos depois, o empresário marcava com giz e trena, no chão da Rádio Difusora de São Paulo, o espaço reservado ao estúdio da primeira emissora de televisão brasileira: a TV Tupi, que levou este nome em homenagem aos indígenas brasileiros. A inauguração da TV estava marcada para o dia 18/12/1950, mas um fato extraordinário e até “cômico” estava para acontecer. Poucas semanas antes da inauguração da Tupi, quando o diretor da rede americana NBC veio ao Brasil para ver o projeto da TV, ele perguntou à equipe quantos aparelhos televisivos a população brasileira tinha para assistir a inauguração, na qual a transmissão só podia alcançar 100 km a partir de São Paulo. Neste momento todos ficaram atônitos porque poucos brasileiros conheciam a televisão. Chatô, que já tinha investido cerca de 82,6 milhões de dólares atuais no projeto, mandou importar novos aparelhos ao Brasil, mas, como eles não iriam chegar a tempo da inauguração, o empresário recorreu ao contrabando para importar duzentas televisões.
            Depois de tantos impasses, a TV Tupi entrou ao ar em 1950 e suas atrações eram diárias no período das 20:00 às 23:00 hs, sendo que os artistas das novelas faziam tudo ao vivo, como em um teatro, já que o vídeo-tape ainda não existia no Brasil. Por tudo isso, percebemos o quão interessante foi a origem da televisão no Brasil, uma das tecnologias mais úteis já existentes que começou com tímidos aparelhos e que hoje desfruta até de sinal digital. Mas como tudo não é perfeito, o sinal digital ainda tem um tempo de retardo em relação ao sinal analógico e não deve ser nada legal escutar o “goool” do Brasil gritado pelo visinho e só poder ver o gol cinco segundos depois.

REFERÊNCIAS: Revista Aventuras na História, julho/2010, p. 52-55.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP) EM 25 DE JUNHO DE 2010. 

Nenhum comentário: