segunda-feira, 12 de julho de 2010

NA ERA VIRTUAL


            Na era atual uma nova linguagem se faz presente em nosso cotidiano, a virtual. Computadores portáteis, câmeras com super lentes, visores de tamanhos extraordinários, microfones cada vez mais sensíveis e muitas outras tecnologias que invadem a nossa vida com basicamente um único fim: levar informações de um canto para outro o mais rápido possível. Tudo isso só se torna realidade graças à internet, pois, com essa ferramenta podemos saber de fatos inéditos que acontecem do outro lado do mundo quase em seus momentos instantâneos. Além disso, a internet atua no campo dos sites de relacionamento, os quais permitem que as pessoas conversem e mantenham seus contatos sem precisarem estar de corpo presente. Caros leitores, já pararam para imaginar o quanto a internet pode nos ajudar mas nem sempre cumpre este papel?
            Explicando em miúdos, os principais sites de relacionamentos na atualidade são o Orkut, o Twitter, o Youtube, os blogs, fotologs e redes de bate-papo virtual. Nestas páginas, as pessoas criam seus perfis e neles tentam buscar suas identidades para manter e/ou expandir seus ciclos de amigos. Por um lado, sites como o Orkut, por exemplo, permiti um contato constante e rápido entre as pessoas, principalmente entre pessoas que desejam encontrar alguém com quem conversar e dividir seus gostos pessoais em comum ou indivíduos que necessitam de contatos profissionais. Os blogs são páginas virtuais onde podemos escrever sobre os mais variados temas e, ao criar seu próprio estilo, o autor do blog ganha seguidores que sempre comentam em seus posts e assim a rede de comentários acaba por gerar grandes reflexões. Ainda mais, os blogs podem ser diários virtuais onde as pessoas dividem momentos de suas vidas com os demais internautas ou o blog também pode atuar como uma referência profissional com as propagandas e exposições digitais dos mais variados tipos de trabalho.
            Já o Youtube ganhou força com a apresentação de vídeos feitos pelos próprios navegadores e alguns destes vídeos chegam a ganhar milhares de acessos. Estes acessos são relativos conforme o assunto mais comentado no momento, como por exemplo, a Copa do Mundo. Para quem não teve a oportunidade de ver na época, é muito interessante poder rever através da internet as cinco vitórias mundiais do Brasil e os espetaculares gols do Pelé tão facilmente. O Twitter é um dos canais virtuais de idas e vindas de informações mais rápidas da internet, a intenção é postar novidades que circulam entre os tópicos mais comentados na rede virtual.
            Seria tão bom se a maioria dos internautas soubesse utilizar de forma positiva todas as facilidades trazidas pela internet, pois, através destes sites citados poderíamos criar campanhas, reflexões, redes de estudos e muitas outras oportunidades para o bem comum. Os problemas da internet concentram-se basicamente na exposição em demasia da vida privada, seja de sua própria vida ou da dos outros. Enfim, esperamos que a internet seja vista e utilizada para o mesmo fim em que surgiu: a circulação das informações e a diversidade de suas interpretações.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 02 DE JULHO DE 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito curioso,e sim vc está com toda a certeza professora,talvez por essa justa causa que os alunos reclamam tanto da falta de aula de informática
por causa desses sites de bate- papo,passei também pra dar um oi,e espero que vc tenha tido boas férias ja que está no finalzinho.Beijos,saudades e até...Quarta-feira.