quarta-feira, 1 de agosto de 2018

NOVELA É NOVELA!


ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA ARMANI MEDEIROS, EM 01 DE AGOSTO DE 2018, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS", PÁGINA 2  

            Nesta semana se findou a novela “Deus Salve o Rei”, transmitida pela Rede Globo na faixa de horário das 7h da noite. Inspirada em temas históricos da época medieval, a novela contou com cenários e figurinos correspondentes à proposta de “novela de época”. Como tal, a comparação da novela com a realidade histórica passa a ser inevitável, na mesma medida em que as críticas e elogios. Podemos então, falar um pouco sobre isso.
            É fato que a trama, roteiro, falas, personagens, figurinos e cenários nem sempre andam com a realidade histórica. Na verdade, quase não andam. Principalmente, quando se fala em tempo medieval, tão distante de nós e fortemente fantasiado por contos infantis. A época medieval, praticamente restrita à Europa, é estudada como um período de ruralização econômica, domínio religioso, relações sociais imóveis, descentralização política, guerras, saques e invasões. Mas, por outro lado, é famosa pelos castelos e suas muralhas, costumes, rituais e roupagens dos nobres, músicas, lendas e outras fantasias. E são tais elementos, atraentes ao público na literatura, que são sobressaltados em séries, filmes e telenovelas. Alguns mais fidedignos à época, como algumas séries estrangeiras.             Assim foi com a novela “Deus Salve o Rei”, a qual usou da História tão somente como inspiração à caracterização de cenas, paisagens e personagens. É equívoco querer criticar a novela comparando-a à realidade histórica, da mesma maneira que seus criadores e diretores não podem dizer o mesmo. Ali a História foi somente retrato e fotografia, não plataforma de exibição. Mesmo porque, o horário de apresentação e a faixa etária permitem uma trama com cenas romanceadas, toques de humor e alguns conflitos. O que não obscureceu a proposta de trabalhar temas atemporais: a vida predestinada por tradições, o livre-arbítrio e a vida do povo sentenciada pelas decisões de seus governantes.
            Sobretudo, à História cabe analisar as novelas pelo olhar da teledramaturgia (como um todo), discutindo sobre seus temas, autoria, direção, elenco, duração, cenário, público-alvo, proposta de obra (ficção, realidade ou inspiração literária), contexto de criação e época de transmissão. Afinal, novela é novela. Que a tratemos como tal.

Nenhum comentário: