quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ANDRADINA, A ESCRITORA DAS MULHERES – PARTE I


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 29 DE OUTUBRO DE 2019 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS 

Andradina América de Andrade e Oliveira.
(Fonte: FLORES, Hilda A. H. (org.). Divórcio?
(de autoria original de Andradina A.
Andrade e Oliveira – 1912), 2007, p.20)
            Em 17 de dezembro de 1921, veio a Barretos uma importante escritora brasileira desde o tempo oitocentista, a gaúcha Andradina América de Andrada e Oliveira (1864-1935). Visitou a Santa Casa de Misericórdia, único registro detectado até então, e ali deixou no livro de visitantes, na primeira página, suas impressões em forma de erudita e sentimental literatura: “E já que não é possível conservar-se vazia que se misture os infelizes a piedade imensa dos corações dulcidos dos meus patrícios, Dr Xavier de Almeida Júnior, Sr João Machado de Barros”.
            Francisco Xavier de Almeida Júnior era médico do hospital, goiano, residente em Barretos há mais de uma década e personagem da política citadina. Da mesma maneira, o limeirense João Machado de Barros, político e filantropo, pertencente à mesa diretora da Santa Casa. Ambos, personalidades atuantes como mediadores entre a escritora e a cidade de Barretos, também se dedicavam à produção literária em jornais locais. Ao citar os dois figurões na mensagem de seu próprio punho, torna-se fácil compreender como uma cidade isolada e conservadora naqueles anos 20, recebia uma mulher tão inovadora, feminista e autora de textos insignes sobre os direitos femininos.
            Quando veio a Barretos, Andradina era uma senhora de 57 anos, vindo a falecer em 1935. Já tinha publicado boa parte de suas 26 obras (livros e conferências). Era uma conferencista respeitada, escritora reconhecida e visitante de vários lugares no Brasil, junto a sua filha Lola de Oliveira. Andradina nasceu em Porto Alegre (RS) em 1864, sendo pertencente à família dos descendentes paulistas de José Bonifácio de Andrada. Segundo sua biógrafa, a historiadora Hilda Hübner Flores, da Academia Literária Feminina do RS, Andradina se tornou viúva muito jovem, e viveu de seu trabalho como professora, escritora e conferencista para sustentar seus dois filhos, Lola e Adalberon, falecido aos 20 anos. É após a morte prematura de seu filho, que Andradina se dedica ainda mais à escrita de seus livros e do jornal que havia fundado no sul. [continua].

ARQUIVOS, FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FLORES, Hilda A. H. (org.). Divórcio? (de autoria original de Andradina A. Andrade e Oliveira – 1912). Porto Alegre: Editora Mulheres, 2007.
ROCHA, Osório. Barretos de Outrora. São Paulo: Revista dos Tribuinais editora. 1954.
LIVRO DE VISITANTES DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS, Arquivo da Santa Casa de Misericórdia de Barretos; folha 1.

Link do artigo publicado no site do jornal "O Diário:

http://www.odiarioonline.com.br/noticia/88236/ANDRADINA-A-ESCRITORA-DAS-MULHERES--PARTE-I

Nenhum comentário: