terça-feira, 26 de agosto de 2008

Saudações e Vivas


O Museu “Ruy Menezes” apresenta a Exposição: “Reminiscências... Teatro Barretense”, até o dia 16 de setembro. O tema é bastante interessante, na medida em que podemos observar toda a trajetória histórica do teatro, junto ao cinema. Além disso, são destacados alguns artistas e teatrólogos barretenses, que brilharam nos nossos palcos e complementam nossa história.
Segundo os registros do jornal “O Sertanejo”, a primeira peça teatral realizada na cidade aconteceu em de 14 de abril de 1900 e a primeira sessão de cinema foi em 04 de outubro de 1901. Logo, o Cine-Barretos foi inaugurado em 17 de dezembro de 1946, com o filme “Amar foi minha ruína”. Por conseguinte, tivemos também as atividades do Cine-Centenário e Cine-Tetéia. O primeiro Teatro de Barretos fora o “Teatro Aurora” (1913), depois, o “Cine-Teatro Éden” (1915/16), incendiado em 1923, sendo as causas ainda não descobertas. Em seguida, a Empresa Teatral Paulista, trocou a denominação “Teatro Aurora” por “Teatro Santo Antônio”, em conta do hábito de colocar nomes de santos nas instituições.
Em 1917, foi fundado o “Grupo Dramático Amor à Arte”, com destaque para o nobre artista Hildebrando de Araujo. Na década de 20, Humberto Bevilacqua, Dermeval de Almeida e João Falcão foram salientados na arte do teatro amador, contracenando-se em várias peças. Tempos mais tarde, artistas como Eunice Espíndola e Luiz Carlos Arutim foram muito bem reconhecidos, em razão da participação em rede de televisão e cinema nacional. A cidade alcançou grande êxito também pelo trabalho do admirável dramaturgo barretense Jorge Andrade.
No âmbito de direção, interpretação e cenografia, tivemos a sólida contribuição do professor José Expedito Marques. No qual, fundou o “Teatro Experimental de Barretos”, o “Grupo Teatral Negro de Barretos” e o “Teatro Universitário de Barretos”. E, em 1976, João Falcão ao lado de José Antonio Merenda, fundaram o “Grupo Teatral Amor à Arte de Barretos”, (G.T.A.A.B).
Contudo, a história do teatro barretense continua e cabe a nós, cidadãos, estimular cada vez mais a arte teatral. Arte esta, originada, até “precocemente” em Barretos, no início do século XX, e construída por grandes personalidades, colaboradores do nosso aprimoramento cultural. Portanto, “Saudações” aos nossos vultos do teatro amador e “Vivas” aos nossos novos artistas do século XXI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ROCHA, Osório. Barretos de Outrora, 1954.
MENEZES, Ruy. Espiral –
História do Desenvolvimento de Barretos, 1985.
Jornal “Barretos Memórias” – fevereiro de 1988.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS / SP), EM 22 DE AGOSTO DE 2008.

Um comentário:

Niltinho disse...

Fiz parte de Grupo de Teatro Barretense...Gtasb (vocacional) e gtaab e participei de peça com o Arutim tudo em meados de 90, ainda fazia parte do grupo de animação de festas Turma da alegria, fiquei contente em visitar o museu e ver a historia teatral sendo retratada, emocionado ainda fiquei qdo me vi na revista da Vereda no acervo de Jorge Andrade...parabens..