sexta-feira, 29 de agosto de 2008

AMOR: Presente para Joanita!

Pelo alto sertão goiano, em fins da década de 50, acontecia uma bela e aventureira história de amor. A protagonista é Joanita Ramos de Oliveira, filha do escrivão Jacinto Ramos e da dona de casa Adélia Amélia Ramos, era a sétima filha dos dez filhos do casal. Nasceu em 31 de agosto de 1940, na cidade de Nerópolis, estado de Goiás. A destemida moça cresceu em meio aos tradicionais costumes da época, e sua vida era restrita “aos olhares de seu pai e de seus irmãos”. Nos seus nobres dezenoves anos, sonhava em encontrar um rapaz diferente de sua realidade e sempre aproveitava ocasiões como as quermesses ou bailes para colocar o melhor vestido e dançar a noite toda.
Foi então que no final do ano de 1959, o barretense Antônio Ribeiro de Oliveira chegara na pacata cidadezinha goiana, afim de trabalhar por algum tempo com sua tia. Certa vez, o forasteiro montado num burro, avistou a linda mocinha “de cintura fina e lindos cabelos castanhos”, caminhando no sentido contrário ao seu, em uma estrada de terra. Apaixonaram-se! E mesmo com o passar dos dias, Antônio não mediu esforços em descobrir sequer o seu nome, para lhe fazer uma serenata.
Em uma dessas tentativas, Antônio percebeu o acaso: Joanita era irmã de um de seus melhores amigos, Benedito, vulgo “Véi”. Quando o mesmo descobriu a paixão entre os jovens, contou a seu pai Jacinto. Este, não aceitou de modo algum o namoro entre o casal, já que Antônio era pobre. A paixão, entretanto, falou mais alto e, em apenas alguns dias, os dois amantes fugiram! Depois de uma viagem arriscada, vieram para Barretos, e no dia 30 de janeiro de 1960 casaram-se, tendo, em seguida, os filhos: Norma Francisca, Ivone, Maria Perpétua, Marco Antônio, Elizabeth e Marcelo, todos apaixonados pela história dos pais.
Escrevi aqui alguns traços da vida de uma das pessoas mais importantes para mim, alguém que certamente me ensinou a respirar, sentir e viver, minha querida avó. Domingo próximo, ela completa 68 anos, vividos com muitas batalhas e amor! Hoje, além de mãe, é avó de 15 netos e futura bisavó de 2 bisnetos. Com sua beleza elementar foi “Miss 3ª Idade”, em 2003, e encanta a todos com seu ''jeitinho goiano'' de falar e sua comida apimentada. Minha avó: EU TE AMO! Agradeço por existir e por ter acreditado no singelo amor do vovô, no que resultou na nossa família. Nesta data única, te desejo essencialmente: VIDA! Pois, sua história, “Vó Joana”, continua...!
Um beijo no seu coração. Da sua neta escritora, como você tanto gosta de dizer.
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS / SP), EM 28 DE AGOSTO DE 2008.

8 comentários:

Unknown disse...

Fiquei emocionada !!! Adorei...
Vó não vou estar ai mas deixo os meus Parabens e eternas felicidades ao lado do vô!!! A Rafaela ta chegando...q presente mais especial!!!
Saudades...Mil beijos...
Beijos pra Karleta tbbbb

Unknown disse...

meu deussssssssss........... =D
lindo.. adorei..
parabens vó. te amo..

Unknown disse...

quando eu falo ki essa menina eh a cabeça da familia eu naum to mentindo
=D
muito lindo, gostei demais
bjus pra srta balada!!!

Unknown disse...

sem palavras pra falar dessa grande mulher. Vó eu te amo muito e te desejo tudo de bom e um feliz aniversário!!! e ermã, parabéns pelo artigo :)

Unknown disse...

Aaiii ameeeii..
Parabéens vóinhaaa..te desejoo tudo de muito bom sempree..felicidade eternaa.
Tee amoo!
Beeijos ;*
Ah! beeijos pra vc tb kah!

Unknown disse...

Pode ter certeza que a história da Tia Joanita inspira e emociona também a todos nós do "ramo" goiano da família.

Parábens ao casal pela história linda, realmente muito digna de ser publicada.

Rodrigo Borges

Unknown disse...

Kah!
Use sempre esse dom,o dom da leitura,da interpretação,isso
fará com que vc alcance lugares
que jamais ninguém chegou,vc arrasta multidão...
Vó Joana,te amo muito!!!
Parabéns,muitos anos de vida
te admiro,te respeito sou sua fã.
BeejoOo...

Unknown disse...

hahaha... nem sei o que falar dessa pessoa tão especial que é essa minha vó.. sinto mta saudades de vcs aí...
td de bom.. mtas felicidades..

te amo vó.. e o vô tbm.. veio cachaçero.. fique com deus..