segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A ARTE DAS CARTAS


Historicamente, os homens mantiveram relações de comunicação social por diferentes métodos e épocas. Deste muito tempo até dez anos atrás, o método mais utilizado para a comunicação escrita eram as cartas, por maiores que fossem as distâncias permitiam os contatos familiares, profissionais, amorosos, acordos políticos e podiam até servir como documentos oficiais. Além disso, o ato de escrever possibilitou a aproximação do homem com sua própria língua, desenvolvendo e aprimorando as técnicas da escrita.
Pode-se ainda traçar um paralelo entre as cartas e a arte, resultando no que se denominou de “arte postal”. No auge dos anos 60 e 70, os “artepostalistas” ao utilizar da ousadia e abstração das cartas produziam uma técnica de arte diferente da convencional. Através dos correios, a arte postal era produzida com as trocas das cartas entre os artistas, onde tanto o conteúdo da carta quanto o envelope apresentavam fotografias, pinturas, gravuras, poemas, colagens, dentre outros. A intenção era provocar a espontaneidade da fusão da arte com a comunicação, algo que fugisse do padrão das cartas comerciais e despertasse uma nova forma de arte.
Nos tempos atuais, as cartas manuais entre as pessoas estão deixando de existir por conta da “revolução tecnológica” trazida pela internet. As mensagens on-line são transmitidas instantaneamente por emails, onde são arquivados ou apagados da caixa de entrada. A maior vantagem dos emails é o curto prazo de tempo em que são enviados e respondidos, entretanto, se acontecer algum problema com os computadores que armazenam estas informações, estas podem ser extintas.
É claro que a tecnologia da internet é muito bem-vinda em nossa sociedade, já que facilitou a vida de muitas pessoas, nas quais o pouco tempo do cotidiano pode ser um grande inimigo. Mas, isso não quer dizer que as cartas manuscritas devem ser descartadas. Se assim for, o que acontecerá com a grafologia? Este estudo analisa o comportamento psicológico dos indivíduos através de suas próprias escritas e é muito recomendado em pesquisas históricas e de outros teores.
Aproveitando, pois, do espírito natalino, que tal retomarmos a arte postal dos anos 60 e enviar cartas artísticas uns aos outros? Afinal receber cartas somente de cobranças comerciais e bancárias não é nada agradável. O que vale neste momento é a expressão dos sentimentos humanos inscritos em sábias palavras neste natal. Abusem da criatividade!


REFERÊNCIA: SESC SP, Revista E: Dezembro de 2008, nº 6, ano 15.


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ''O DIÁRIO'' (BARRETOS / SP), EM 12 DE DEZEMBRO DE 2008.

3 comentários:

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse...

meu.. um artigo que fala de CARTAS, de cultura dos anos 60 e de grafologia.. um post feito pra mim! aHEUaheAUhae
amei!
arrepiei e me inspirei.. vc é PHoda!
beijoo!

Priscila Trucullo disse...

Lindoo Karla.. nem fazia idéia dessa fusão das cartas e arte nos anos 60 e grafologia; que criativo isso.. tdo haver com o espiríto natalino e de ano novo, inspiração para lindos cartões postais hein!