terça-feira, 3 de novembro de 2009

AO VÔO DE SANTOS DUMONT


A transição do século XIX para o século XX é mesmo muito fantástica, pelo menos no que diz respeito à questão da tecnologia e modernidade da época, que se iniciou com a influência européia advinda da Segunda Revolução Industrial Cientifíco-Tecnológica. Se pensarmos na literatura, na arte, na filosofia e nas invenções percebemos que existiram vários pensadores que muito contribuíram à produção da ciência contemporânea.
Fosse para promover discussões científicas ou por precavida representação política, a imprensa estava sempre presente nessas questões em nome de um patriotismo nascente. Desde o fim da década de 1890 até os anos 10, esteve presente em muitos jornais do Rio de Janeiro, São Paulo e outros jornais das pequenas cidades do interior, a evolução das invenções de Alberto Santos Dumont.
Sim, o nosso famoso Santos Dumont, entre suas aventuras com os projetos de balão, dirigível, monoplano, helicóptero, biplano e hidroplanador, sofreu mais um acidente em 1901 quando aceitou o desafio de partir de Saint Cloude (França), contornar a Torre Eiffel e regressar ao ponto de partida em 30 minutos no máximo. Em 1902, acidentou-se também em Mônaco e o príncipe Alberto I, percebendo a magnitude das invenções do brasileiro, o convidou para continuar suas experiências no Principado.
O interessante é que os franceses articularam uma campanha a fim de arrecadar fundos para a construção de uma nova aeronave de Santos Dumont, e a imprensa do Rio de Janeiro - com o Jornal do Brasil, São Paulo - com o jornal Estado de S. Paulo, e Buenos Aires – com o jornal A Prensa, aderiram à idéia. Com o poder de comunicação da imprensa, a notícia chegou a vários cantos do país e espalhou-se também pelo sertão barretense e... adivinhem? O nosso jornal O Sertanejo também aderiu à campanha e muitas pessoas, em 1902, doaram muitos contos de réis para a construção da nova invenção de Santos Dumont.
Foram aproximadamente quarenta pessoas em Barretos que doaram dinheiro, por intermédio do jornal Estado de S. Paulo, entre tais estão os nomes do ex-intendentes municipais Silvestre de Lima, Raphael Brandão, Pedro Paulo de Souza Nogueira, João Machado de Barros; personalidades como Cel. Almeida Pinto, Padre Francisco Valente, Sebastião Falcão e muitos outros.
Por fim, ainda não sabemos como terminou a arrecadação de dinheiro à campanha, mas, podemos dizer que, de certa forma, os barretenses contribuíram à evolução dos projetos do “inteligente e intrépido aeronauta brasileiro” – palavras de O Sertanejo. Ao vôo de Santos Dumont foram concedidos alguns vinténs e, por sua inigualável persistência, a humanidade desfruta hoje de grandes tecnologias.


REFERÊNCIAS: O Sertanejo – 02/03/1902
www.anac.gov.br


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 30 DE OUTUBRO DE 2009.

2 comentários:

pedro meinberg disse...

obrigado pelos últimos comentários no meu blog.

Priscila Trucullo disse...

E aee feia.. mando bem hein! Vc acha de tdo mesmo nesse O Sertanejo. fala sério contribuição para projeto de Santos Dumont q tava na França? cada coisa inimagínavel! hhaha

Ps.: ainda leio os seus artigos viu!

BeijO