terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COROGRAFIAS E MONOGRAFIAS




Em ritmo de final de semestre, os estudantes universitários que cursam o último ano da faculdade, independente das áreas atuantes, passam pelo mesmo momento de final de curso: a entrega e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conhecido também por “monografia”. A monografia trata-se de uma pesquisa científica que tem por base a investigação de um determinado assunto e seu desenvolvimento é compreendido pela explanação de especificidades, a comparação de teorias de outros autores e o resultado final que certamente contribuirá com o preenchimento de possíveis dúvidas ou vazios teóricos da área escolhida.
Em Ciências Humanas, os trabalhos de pesquisas publicados no Brasil surgiram a partir do século XIX, posterior a chegada de D. João VI, rei de Portugal e mecenas da cultura européia no Brasil. Tratam-se das chamadas “corografias” publicadas, mais tarde, pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB), fundado pelo Imperador Dom Pedro II, neto de D. João VI.
As corografias eram estudos histórico-geográficos que relatavam sobre diversos aspectos físicos das Províncias do Brasil e tinham como referências históricas as citações sobre tradição e memória do recente país independente: Brasil. Inicialmente, as corografias abrangiam a geografia e a história das Províncias brasileiras num sentido geral, com o passar dos tempos, a tendência foi especificar cada vez mais o território estudado e analisar os espaços municipais e regionais. Sendo que, por muito tempo, as corografias foram utilizadas como materiais didáticos nas escolas e enalteciam o forte nacionalismo do Brasil, como a valorização de míticos heróis e o passado glorioso do solo brasileiro.
Esta situação só foi modificada a partir das décadas de 60 e 80 com o advento das inovadoras escolas francesas que traziam as novidades dos diálogos teóricos entre as Ciências Sociais, Ciências Políticas, Antropologia, Geografia Crítica, História, Literatura, Artes e muitas outras Ciências Humanas. Além disso, a micro-história passou a vigorar nas pesquisas monográficas da área de História trazendo como principal foco a História Regional.
É por conta disso que as monografias atuais persistem nos recortes temáticos regionais, aos quais abordam pequenos períodos históricos e os relacionam com a situação geral do país na época estudada. E, esta abordagem regional da História torna-se muito importante por oferecer cientificidade à história de diversas cidades brasileiras e permitir o contato com o autêntico “trabalho de campo”, onde as fontes originais são analisadas pelo historiador e finalmente socializadas com a população da cidade.
Sorte, a todos os estudantes que apresentarão suas monografias!


REFERÊNCIA: MARTINS, Marcos Lobato. História Regional. In PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009.


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 04 DE DEZEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário: