segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PRESENTE DE NATAL: ARTIGO Nº 100



Neste dia de Natal, tão esperado por muitos – principalmente pelas crianças, somos tomados por sentimentos bons que envolvem paz, harmonia, carinho, solidariedade e amor; sendo bem verdade que tais sentimentos deveriam perdurar pelo ano todo e não somente nesta época. Dentro dos padrões religiosos, culturais e tradicionais o Natal representa sobretudo o nascimento de Jesus Cristo, e entre suas festividades estão a realização da Ceia de Natal e a famosa troca de presentes.
Os presentes de Natal possuem vários significados que fazem jus aos tempos passados, como por exemplo a simbologia dos presentes levados pelos três Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar para o menino Jesus. Ainda mais, existe a figura do Papai Noel que se tratava de um bispo romano do século V, “São Nicolau”, o qual oferecia presentes a crianças pobres pouco tempo antes da data natalina, no dia 06 de dezembro. Este dia então ficou conhecido como o dia de São Nicolau, o qual foi se fundindo com o período natalino, e a simbologia do Papai Noel ganhou espaço em todas as partes do planeta. Entretanto, sabemos que os presentes natalinos não precisam ser necessariamente materiais, boas energias e gratidão ao próximo também fazem partes do espírito de Natal.
Sinceramente, posso dizer que fui muito privilegiada com a oportunidade de escrever este especial artigo no dia exato do Natal.
Leitores, meu maior presente neste Natal é compartilhar com vocês meu centésimo artigo! Pensei muito em o que escrever em um dia tão especial e cheguei a conclusão de que expressar a minha gratidão às pessoas que se dispõem a ler poucas linhas semanais sobre História é sim a melhor maneira de presentear e ser presenteada no Natal. De um lugar muito distante, já dizia uma sábia mulher chamada Joanna: “A gratidão é o sentimento digno que deve viger no homem que recebe benefícios da vida”.
É por reconhecer a oportunidade de estudar História, em destaque à história da nossa cidade, criar laços com pessoas que nem sequer conheço através da escrita, poder passar aquilo que aprendo e também aprender com as mais simplórias experiências da vida, que hoje me sinto beneficiada e digo “muito obrigada” aos leitores e as pessoas que contribuem com críticas e comentários sobre aquilo que escrevo. Agradeço, em especial, ao amigo Luiz Antônio Monteiro de Barros, que diante de curiosas reflexões sobre a história da cidade me convidou em fevereiro de 2008 a escrever no jornal “O Diário”. Para mim, é uma honra saber que daqui muitos anos meus artigos estarão em páginas amareladas do acervo jornalístico do Museu e talvez contriburão às pesquisas históricas futuras. Muito OBRIGADA e um Natal repleto de harmonia, união e fraternidade a todos! Um forte abraço aos leitores.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 25 DE DEZEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário: