terça-feira, 8 de dezembro de 2009

120 ANOS DA REPÚBLICA BRASILEIRA

Desde o início do mês, publiquei três artigos subseqüentes sobre a Proclamação da República de 1889 no Brasil em forma de homenagem aos seus 120 anos celebrados no dia 15 de novembro de 2009. Também neste mês, a Revista “História Viva” publicou uma série de artigos escritos por famosos historiadores brasileiros acerca da República no Brasil e seus principais significados. O mais interessante, no entanto, foi o Raio-X feito sobre os governos republicanos, as eleições e os Presidentes do Brasil.
Leitores, durante toda a trajetória histórica da Republica, foram nossos Presidentes: 21 advogados, 2 jornalistas, 1 médico, 1 engenheiro, 1 sociólogo, 1 metalúrgico, 6 marechais, 6 generais, 2 almirantes e 1 brigadeiro. Percebemos a grande maioria por parte dos profissionais “advogados” e “militares” na Presidência, fato que só foi modificado a partir de 1985, com a redemocratização do Brasil, onde obedeceu-se uma “diversificação de ofícios”. A somatória resulta em 42 Presidentes do Brasil, sendo que alguns não são citados nos livros-didáticos e, por isso, muitas pessoas desconhecem, são os casos dos Presidentes que ficaram pouco tempo no poder. Como exemplo, Carlos Luz que ficou três dias na Presidência no ano de 1955 entre os mandatos de Getúlio Vargas e JK e outros nomes presentes nos períodos ditatoriais. No site do Planalto Federal, www.planalto.gov.br, está exibida a Galeria Oficial dos Presidentes do Brasil e lá vocês encontrarão nomes poucos citados na História da República.
Outra curiosidade perceptível no Raio-X da República é o “incrível” embate de 71 anos de governos eleitos pelo voto popular versus 49 anos de governo com eleições indiretas! Se considerarmos os 49 anos de governos republicanos, de certa forma, “centralizados” – sem participação popular direta, poderemos compará-los com os 49 anos do governo imperial de Dom Pedro II, onde se predominava a Monarquia e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário concentrados na figura do Imperador. Ora, que artimanha do destino... a República brasileira que surgiu teoricamente para derrubar o poder centralizador do Imperador, sustentou durante o mesmo espaço tempo governos “parecidos” com a centralização do regime monárquico.
Por fim, são muitas as curiosidades sobre a República no Brasil e vale a pena se informar mais a respeito de sua trajetória histórica, para que nas eleições futuras saibamos ser conscientes politicamente e enriquecer o histórico da nossa República.


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 27 DE NOVEMBRO DE 2009.

Nenhum comentário: