domingo, 21 de março de 2010

O ABANDONO DE CÃES: UMA FALTA DE GRATIDÃO HISTÓRICA




O cão é o melhor amigo do homem”, é o que muito se vem repetindo ao longo do tempo da história da humanidade e que na história do tempo presente pouco se tem visto. Se assim o dizem, o cão como o melhor amigo do homem, porque então as ruas de Barretos exibem tantos cães abandonados que perambulam sem direção e muitas vezes machucados? Seria tanto desleixo um problema cultural ou pura ignorância individual? O fato é que parte dos barretenses, o que pode vir a se tornar uma maioria se não se criar consciência sobre o assunto, não estão retribuindo a amizade de seus animais e perdem a chance de ter sempre por perto a companhia de um amigo.
            Em muitas imagens históricas, cães, gatos e outros animais aparecem ao lado do homem, sejam em situações cotidianas ou em datas consideradas marcantes. No Brasil, temos quadros pintados por famosos artistas que retratam a presença de animais ao lado de líderes políticos, como exemplo, o quadro da Independência do Brasil onde aparece Dom Pedro I e seu cavalo branco, na esperança de mostrar ao futuro a cumplicidade entre o homem e o animal num gesto de bravura. Os cães também aparecem em imagens históricas, principalmente entre famílias brasileiras do início do século XX. Um exemplo típico da própria história de Barretos é a fotografia da filha do ex-prefeito da cidade Antonio Olympio, Maria Olympia quando menina, segurando seu cãozinho no colo.
            A representatividade dos animais, na Idade Contemporânea, é tipicamente relativa ao que se pensa certa região ou cidade sobre o tratamento dos mesmos. Em certos locais, existem políticas públicas que conscientizam a população sobre o abandono de animais e exercem leis sobre tal ato, já que isto deve partir do poder público. Na nossa cidade de Barretos, é incontestavelmente visível o abandono de animais em vários bairros, seja por falta de informação dos donos ou ausência de condições para se criar os animais. Isto acontece principalmente com os cães, que ficam desorientados nas ruas e sujeitos a doenças e atropelamentos.
            Ao olhar para esta situação, pensamos: e então como podemos ajudar? Algumas atitudes já foram tomadas por parte da própria população, como a criação da ABA (Associação Barretense de Animais) e a manifestação de pessoas que acolhem cães abandonados em suas próprias casas e depois os oferecem à adoção. A ABA mantém em seu espaço mais de cem animais sob cuidados especiais e aceitam todos os tipos de doações que as pessoas oferecem. Vale a pena conferir a seriedade do trabalho de pessoas sensíveis que se preocupam com os animais e ajudam a construir uma cidade mais consciente. Enfim, se o cão é o melhor amigo do homem, então porque não retribuirmos tamanha amizade que vem ao longo da História? Sejamos gratos e leais.


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 19 DE MARÇO DE 2010.

6 comentários:

Eduardo Franciskolwisk disse...

olá. gostei do seu blog. Vc quer fazer parceria de link? Eu sou de barretos gostaria de juntar algumas pessoas que tem blogs para manter contato. E ai, o que me diz?

Priscila Trucullo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Trucullo disse...

Brow da onde você tirou isso que o cavalo branco de D. Pedro no quadro independência ou morte - do Pedro Américo (acho que é esse - ? -) representa a cumplicidade entre o homem e o animal?

Acho que o cavalo branco deve representar muito mais a nobreza de D.Pedro, e o papel de integrador e líder político e social, como alguém superior, por isso de um cavalo (como um guerreiro, em prol da defesa do povo) e branco (como alguém que traria a paz desejada.)

Profª Karla disse...

Querida mano brow,

A intenção do artigo não foi definir ou analisar a representatividade do quadro de Pedro I, mesmo porque, não conheço tão bem o quadro e não tenho gabarito pra isso. Tanto que, no máximo, eu disse que ele queria demonstrar um "gesto de bravura", como você colocou como "defensor do povo".

Só quis dar exemplos de imagens na história do Brasil, onde, independentemente das intenções, aparecem a relação dos homens com animais.

Anônimo disse...

Abandono de cães não é só uma preucupação,é uma emergência! Concordo com vc professora adoro seu blog, e as coisas maravilhosas, curiosas, interesantes que vc escreve beijos... ♪♥☼☺

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.