terça-feira, 2 de março de 2010

FACULDADE DE HISTÓRIA EM BARRETOS!


             Estudar o passado, valorizar a memória de um povo e reconhecer a importância da história como caminho para entender o presente e criar bases para a construção do futuro são fatores que aparentam serem um tanto contraditórios ao mundo de hoje, não é? Na atual era da globalização, baseada em um mundo sem fronteiras, onde cada vez mais se misturam as diferentes culturas entre os países, as tendências demonstram que a identidade e as peculiares características dos diversos povos do planeta estão se perdendo... É por isso que muitas pessoas revelam o sentimento de trazerem de volta a identidade coletiva de seus países, das regiões e cidades em que vivem, e esta busca é manifestada através da construção da História. Ou seja, são pelos ditames do passado que se anuncia a identidade de um povo e se descobre o que possuem em comum. Um povo que não conhece sua história, simplesmente não caminha junto.
            Desde muito cedo, na escola, temos contato com os estudos históricos, de uma maneira mais branda e moldada, estudamos o passado com a missão de nos tornarmos cidadãos críticos que saibam conviver e “sobreviver” em sociedade. Estudamos desde a Pré-História a até a era atual, e então aprendemos que existe o total sentido de estudar o passado para entendermos que as nossas vidas particulares são, em partes sim, condicionadas pelos processos históricos. Por isso, não foi “a toa” que Moisés libertou os hebreus no Egito, Gutenberg inventou a prensa de livros, Kardec decifrou o Espiritismo e Raphael Brandão tornou-se o primeiro prefeito de Barretos. Cada época representou um povo e um processo longo de mentalidade.
             Com tamanha importância em estudar o passado, Barretos neste ano de 2010 foi presenteada com o novo curso de História, promovido pela Faculdade de Barretos. Finalmente, a centenária cidade formará historiadores que podem muito bem ajudá-la a decifrar alguns contrapontos de sua história e difundir nas escolas a essência da “memória” barretense. O curso de História em Bebedouro chegou ao fim depois de 19 anos, e a nossa região talvez ficasse em desvantagem sem a formação de historiadores e professores de História. 
            Portanto, agora possuímos um curso de História na cidade e que certamente será a base para a formação de profissionais que, além de qualificar a educação, também poderão engajar projetos na criação de novas instituições culturais, passeios turísticos e históricos, produções artísticas e áudio-visuais. A todos os organizadores, professores e alunos da nova faculdade, em especial à Coordenadora Alethéia Andrade, sucesso! Estamos aqui torcendo para que Barretos construa sua história e faça dela sua principal atração!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP), EM 19 DE FEVEREIRO DE 2010.

Um comentário:

wikidofus disse...

eae profesora bom blog entra no mmeu tamben e vira menbro !!!