Desde muito cedo, na escola, temos contato com os estudos históricos, de uma maneira mais branda e moldada, estudamos o passado com a missão de nos tornarmos cidadãos críticos que saibam conviver e “sobreviver” em sociedade. Estudamos desde a Pré-História a até a era atual, e então aprendemos que existe o total sentido de estudar o passado para entendermos que as nossas vidas particulares são, em partes sim, condicionadas pelos processos históricos. Por isso, não foi “a toa” que Moisés libertou os hebreus no Egito, Gutenberg inventou a prensa de livros, Kardec decifrou o Espiritismo e Raphael Brandão tornou-se o primeiro prefeito de Barretos. Cada época representou um povo e um processo longo de mentalidade.
Com tamanha importância em estudar o passado, Barretos neste ano de 2010 foi presenteada com o novo curso de História, promovido pela Faculdade de Barretos. Finalmente, a centenária cidade formará historiadores que podem muito bem ajudá-la a decifrar alguns contrapontos de sua história e difundir nas escolas a essência da “memória” barretense. O curso de História em Bebedouro chegou ao fim depois de 19 anos, e a nossa região talvez ficasse em desvantagem sem a formação de historiadores e professores de História.
Portanto, agora possuímos um curso de História na cidade e que certamente será a base para a formação de profissionais que, além de qualificar a educação, também poderão engajar projetos na criação de novas instituições culturais, passeios turísticos e históricos, produções artísticas e áudio-visuais. A todos os organizadores, professores e alunos da nova faculdade, em especial à Coordenadora Alethéia Andrade, sucesso! Estamos aqui torcendo para que Barretos construa sua história e faça dela sua principal atração!
Um comentário:
eae profesora bom blog entra no mmeu tamben e vira menbro !!!
Postar um comentário