sábado, 4 de setembro de 2010

O AROMA DO CAFÉ NA HISTÓRIA


             Caro leitor, qual é a primeira bebida que você toma logo pela manhã? Se você respondeu café, significa que você está entre a maioria dos brasileiros que adotaram esta bebida cotidianamente em suas vidas. Seja por lendas ou por relatos históricos, a verdade é que o nosso bom e velho cafézinho já foi portador de várias faces e nomes, dentre eles, gahwa para os árabes, “vinho da Árabia”, “licor do Oriente” e “licor dos trópicos”. Mas, como tudo isso começou...?
            Há muito tempo, os homens recorreram às lendas para explicar seus hábitos culturais e isso não foi diferente com o café. Algumas lendas são contadas sobre sua origem, mas a que se predomina é a lenda do pastor Kaldi. Segundo a tradição oral, a descoberta do café aconteceu aproximadamente no século III d.C na região do sudoeste da Etiópia, quando o pastor de cabras, Kaldi, percebeu que seus animais estavam um tanto agitados e despertos do que o costume. Kaldi, aflito por não saber o motivo do comportamento de seus animais, acreditava que poderia ser causas sobrenaturais ou reações de umas frutinhas que suas cabras estavam comendo de uns arbustos. Resolveu, então, provar ele mesmo da estranha frutinha e verificou que ele também sentia mais energia que o normal. Em seguida, Kaldi e sua esposa levaram os grãos da curiosa planta para os monges e, estes, jogaram os grãos no fogo, pois, acreditavam ser “obra do demônio”. Entretanto, o agradável aroma exalado pelos grãos enquanto eram torrados chamou a atenção dos demais monges e, por isso, acabaram por aceitá-lo, já que aquilo não teria um perfume tão bom vindo do inferno! Depois de recolhidos, os grãos torrados foram esmagados e fervidos em água, e esta “poção” agradou mais ainda os monges, uma vez que, além de ter um gosto bom, os deixavam mais acordados para as rezas.  
            Historicamente, as plantações de café surgiram na Arábia, chegou na Europa no século XVI, e, depois de passar pela América Central, o Brasil estava sedento por esta novidade...
            O modo com que o café chegou ao Brasil é ainda revisto por alguns historiadores brasileiros, mas, o documento oficial a respeito data de 1727, onde o Governador do Grã-Para, querendo roubar mudas de “caffe” da Guiana Francesa, incumbiu a seguinte missão ao Sargento Francisco de Mello Palheta: “...se acauzo entrar em quintal ou jardim ou rossa ahonde houver Caffee com pretexto de provar alguma fruta, verá se pode esconder algum par de graons com todo o disfarce e toda cautella”. Alguns artigos contam que Palheta trouxe “clandestinamente” o café para o Brasil, assim como lhe foi pedido, mas, segundo o relato de um antigo historiador, Palheta teria seduzido a mulher do governador da Guiana-Francesa e, assim, conseguido algumas mudas de café para o nosso país. Que belo “Dom Juan” foi Dom Palheta hein?!
            E assim o café chegou até nós, seja na pequena vila de Kaldi, ou pelos encantos de “Dom” Palheta, o fato é que o envolvente aroma do café atravessou todas as fronteiras, driblou as diferentes culturas e encanta a todos os brasileiros nos melhores momentos do dia.

REFERÊNCIAS: www.territoriocafe.com e trabalho acadêmico da Grace Barth
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO"(BARRETOS/SP), EM 03 DE SETEMBRO DE 2010. 

2 comentários:

ૐ Filha de Gaiaૐ disse...

Adorei o seu cantinho de "História"

Profª Karla disse...

Olha só, que legal!
Agradeço e lhe faço o convite de voltar quando quiser!

Abraços.
Karla.