domingo, 13 de setembro de 2020

De onde cantam as cigarras

 ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 14 DE JULHO DE 2020 (página 2) PELA PROFª KARLA ARMANI MEDEIROS 

           


Eis o título do meu livro. Confesso, eu queria um título instigante; e acredito que consegui. Afinal, muitas pessoas me perguntam a relação do título com o assunto principal do livro: o Grêmio Literário e Recreativo de Barretos. E é justamente por se tratar do Grêmio, que eu precisava escolher algo relacionado à literatura e à cultura; uma metáfora. Enfim, só lendo o livro para compreender. (Sim, é um convite).

            Procurada pelo Diretor Cultural do Grêmio, o dr. Marco Antonio Corrêa, com a intenção de se comemorar os 110 anos do clube, ousei em propor a escrita deste livro, que tinha menos de um ano para ser produzido e publicado. Foram 5 meses de intensa pesquisa, desvendando assinaturas ilegíveis, lendo milhares de atas à caneta de pena e descobrindo fotografias inéditas. Sobrou pouco tempo para escrever, mas me debrucei sobre o projeto; mergulhei. Era para ser lançado em abril, porém, veio a pandemia. E com ela, o desafio do Grêmio em ter que sobreviver mais uma vez a um vírus avassalador como aquele da Gripe Espanhola, em 1918. (Eu, meses atrás, pesquisando sobre a Gripe Espanhola no Grêmio, jamais imaginaria que viveria algo tão parecido).

            No entanto, quando tudo parecia ser frio e distante, veio a diretoria do clube abraçando mais uma vez o projeto, e juntos decidimos promover um lançamento virtual, iniciar as primeiras vendas e, quando possível, fazer o evento físico (quando muitos já terão lido a obra!). O Presidente, dr. José Eberle Martins Filho, acolheu o livro com entusiasmo e disponibilizou as redes sociais do clube para a divulgação, além de um ponto de venda física na sede do clube. É imensa a minha gratidão.

            Deste modo, o lançamento online será dia 23 de julho, às 19h, no perfil do Grêmio, no Instagram; a partir de então as vendas se iniciam. Neste dia, apresentarei informações sobre esta obra que, interessada no potencial histórico do Grêmio, apresenta a cultura e o pensamento intelectual de Barretos através do clube entre 1910 a 1945. Desejo que a leitura do livro seja tão inquietante quanto são as cigarras!

Nenhum comentário: