quinta-feira, 8 de maio de 2008

A união faz a força!

O dia 1º de maio, foi comemorado o Dia do Trabalho, ou seja, o dia que marca todos os fatos conquistados pelos trabalhadores ao longo da história. Essa data ficou marcada devido o episódio ocorrido em 1º de maio de 1886, que operários de uma fábrica, na cidade de Chicago (EUA), protestaram a favor de melhores condições. A data passou a ser registrada como feriado em 1919 na França, com a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Já no Brasil, a data é comemorada desde 1895 e como feriado nacional desde 1925.
Historicamente, o trabalhador se desenvolveu nas grandes fábricas implantadas pela Revolução Industrial na Inglaterra, ainda no século XVIII. Nestas fábricas trabalhavam não só os homens, mas também mulheres e até mesmo crianças. Além disso, as condições de trabalho eram precárias, como a jornada de trabalho de 16 horas, sem dias de descanso e sem uma legislação específica voltada para os direitos dos proletários.
Neste contexto, com o tempo, surgia a necessidade de organizar centros que fossem responsáveis pelos assalariados e resistentes à exploração que os rodeavam. Foi assim, que começaram a aparecer os sindicatos, originados também na Inglaterra. A origem da palavra sindicato é do francês syndic e significa “representante de uma determinada comunidade”, portanto, essa instituição nasceu para representar e defender a grande massa de trabalhadores, que sempre foram maioria nas sociedades.
A partir de então, muitos críticos da época passaram a perceber e questionar todo o ambiente social envolvendo o trabalhador e o patrão. Um desses críticos foi o cientista social Karl Marx, que, com uma profunda análise sobre o assunto, publicou artigos, manifestou-se a favor dos operários e além de ter encarado os problemas, ele propunha soluções práticas a eles. Sendo assim, através de muitas lutas os trabalhadores conseguiram ampliar seus direitos e organizar seus ideais.
Afinal, são as forças populares que movem todas as produções que obtemos nas sociedades. Por isso, o dia 1º de maio precisa ser lembrado e reconhecido como uma homenagem à força de união que os trabalhadores tiveram em alcançar seus méritos, ao longo dos tempos. Sem dúvidas: A união faz a força!
ARTIGO PUBLICADO EM 02 DE MAIO DE 2008, NO JORNAL "O DIÁRIO" (BARRETOS/SP)

Nenhum comentário: