sábado, 27 de novembro de 2010

PALAVRAS NA HISTÓRIA


            As palavras tentam nos dizer muito sobre tudo aquilo que intentamos saber, no entanto, nem sempre estamos preparados e dispostos a entender os significados que elas nos trazem. No mundo atual, as informações correm soltas e as palavras são lidas dia-a-dia na tentativa de traduzir aquilo que vivemos, uma linguagem composta por significados que transcendem a própria realidade. Ou seja, as palavras que compõem belas mensagens, grandes reflexões e frases exclamativas são a tradução da nossa história do tempo presente.
            Ao longo da história da humanidade aconteceram algumas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que caracterizaram as grandes revoluções. Podemos avaliar algumas delas e verificar as palavras que tentavam exprimir a situação presente e o futuro almejado. Pois bem, peguemos o exemplo mais comum ao se estudar História, a Revolução Francesa. Neste momento histórico, a burguesia e as camadas populares exclamavam nas ruas parisienses: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, isto é, o desejo do povo de se libertar de um governo corrupto e ocioso. Já a monarquia francesa, vivente de outra mentalidade, respondia a este momento de outra forma, por exemplo, quando indagada sobre o que se deveria fazer com os franceses que nem pão tinham para comer, a Rainha Maria Antonieta respondeu: “Oras, se não tem pão, dê bolos a eles!”. Certamente, estas palavras da Rainha francesa ficariam para a história, já que influenciou ainda mais a vontade do povo para um novo regime: a República! É claro que as palavras Liberdade, Igualdade e Fraternidade, na época em que foram exclamadas, não pareciam alcançar o êxito que alcançaram mais tarde, afinal, caros leitores, já imaginaram como poderiam estar o mundo hoje se não fossem elas?
            Em outra abordagem, as palavras que traduziam certas vontades da elite ditatorial brasileira eram: “Brasil, ame-o ou deixe-o!”, o que será que essas palavras queriam dizer? É de se imaginar, não é? Além disso, também tivemos no Brasil certas linguagens que demonstravam o estilo de vida da época, por exemplo, no século XIX as pessoas usavam muito as expressões “maldito”, “bendito” e os nomes das mulheres quase sempre terminavam em “de Jesus”. Isto parece demonstrar a grande influência religiosa que as pessoas da época possuíam em suas mentalidades.
            Enfim, quais serão as palavras que utilizamos hoje e que traduzem a nossa história? Talvez até possamos identificá-las, mas como será a interpretação dos historiadores do futuro sobre as nossas realizações, conflitos e desejos? Como diziam os bacharéis no fim do século XIX: “Alea jacta est”, a sorte está lançada!

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO", BARRETOS/SP, EM 5 DE NOVEMBRO DE 2010.

Nenhum comentário: