quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

REVISTA AÇÃO E VIDA: COLABORE COM SUA MEMÓRIA!



ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" EM 14 DE JANEIRO DE 2011.
Por KARLA O. ARMANI

            No último domingo a Santa Casa de Misericórdia de Barretos comemorou 90 anos de fundação, em virtude da nomeação da primeira mesa administrativa ocorrida no dia 9 de janeiro de 1921. Há noventa anos foi realizada uma reunião para definir os membros que participariam da Mesa Administrativa, tratou-se de uma reunião presidida pelo então prefeito, Antonio Olympio Rodrigues Vieira, sendo nomeado como primeiro provedor o dr. Pedro Paulo de Souza Nogueira. Por conta disso, o dia nove de janeiro tornou-se a data oficial de fundação do hospital. Outras datas também fizeram parte da origem da Santa Casa, como o dia 3 de abril de 1921, solenidade de inauguração dos serviços das enfermarias.
            Noventa anos se passaram e as comemorações continuam em prol das realizações da casa de saúde. A isso se aplica a missa campal realizada em frente a Santa Casa neste último domingo, que teve a participação da comunidade e dos funcionários da instituição. Além disso, foi lançada a primeira edição da Revista “Ação e Vida”, componente das comemorações do aniversário da Santa Casa. Publicada pelo próprio hospital, a revista contou com a atuação de colaboradores que foram entrevistados e decoraram as páginas com suas mais sutis lembranças e sobre a instituição.
            A intenção é continuar com este projeto e abrilhantar a história dos noventa anos da Santa Casa com a memória da comunidade barretense. Como disse o Bispo Dom Edmilson durante a missa campal, (segundo o que ficou na minha lembrança), “quem construiu a Santa Casa há noventa anos atrás foi o povo, as autoridades fizeram sua parte, mas quem deu vida ao hospital foi a comunidade”.  Nesse sentido, por mais documentos escritos que existem sobre a Santa Casa, que são de sobremaneira importantíssimos, as entrevistas são de extrema relevância para a constituição das lacunas existentes na história do hospital. Existem acontecimentos que serão lembrados somente pelas recordações de pessoas que viveram o passado do hospital e que o conhecem hoje. E é neste momento que entra a Revista Ação e Vida, aberta a todos que queiram colaborar com a memória do hospital.
            Por fim, se você, leitor, é ou conhece alguém que vivenciou acontecimentos na Santa Casa que podem ser transformados em entrevistas ou se possui fotografias antigas do hospital, procure-nos para dividi-las conosco e com a comunidade (pelo email: armani.historia@hotmail.com). O hospital da vida e a história da cidade agradecem.

Nenhum comentário: