quarta-feira, 29 de julho de 2015

2013 CHEGOU E O PASSADO DESPERTOU!

ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 06 DE JANEIRO DE 2013, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

            2013 chegou e promete muitas realizações nas vidas pessoais, profissionais e sociais dos brasileiros. Uns apostam em 2013 como mais um ano de promessas, mudanças e inovações pessoais, outros enxergam o novo ano como uma transição para os acontecimentos nacionais que se realizarão em 2014. Mas, como este espaço é reservado à história, à memória e à cultura, falaremos das comemorações em 2013 que remetem ao passado.
            Comemorar significa, sobretudo, memorar, isto é, tornar  viva a memória de algo que já aconteceu. Geralmente, costumamos fazer isso num dia específico, ou seja, numa data comemorativa, que, na maioria das vezes são feriados. Por conseguinte, as datas são referências para refletirmos diante o que esta sendo rememorado, afinal esta memória que vem à tona, na maioria das vezes, faz menção a toda uma comunidade, identidade e história de grupos sociais.
            Desta feita, como 2013 chegou, vamos despertar o passado que ele remete, começando por 1913. O que acontecia há 100 anos atrás no Brasil? Quais serão os centenários que marcarão este ano de 2013 e que iremos comemorar? Os centenários comemorativos costumam ser de grandes inaugurações, fatos históricos ou nascimentos de personalidades. Com este último item, a mídia tende a produzir textos, documentários e vídeos em geral sobre as personalidades e suas heranças à comunidade brasileira. Deste modo, em 2013 temos a chance de rever e refletir sobre os nascimentos e as trajetórias do poeta, escritor e compositor Vinícius de Moraes, o ator e humorista Walter D’Ávila, o músico Carlos Garlhardo, o inesquecível jogador de futebol Leônidas da Silva (o Diamante Negro) e o Helio Gracie, o propagador do Jiu-Jitsu no Brasil.
            E em nossa cidade? O que o ano de 1913 marcou que poderá ser rememorado exatos cem anos depois? Para responder tais questões é necessário consultar as memórias registradas por aquele que mais escreveu sobre a história de Barretos: o sr. Osório Rocha. Segundo suas obras, em 1913 duas grandes inaugurações marcaram a história centenária de Barretos: a da “Companhia Frigorifica e Pastoril” e do “Teatro Aurora”. E outros acontecimentos menores, porém interessantes para serem estudados, como a inauguração da linha de transportes para Frutal, a fundação da Corporação Musical “Euterpe Carlos Gomes”, e o registro do hino escolar do 1º Grupo Escolar por Silvestre de Lima. São acontecimentos soltos, que, se contextualizados, demonstram a vida social e os costumes dos barretenses que viveram há cem anos atrás.
            Assim, começamos o ano de 2013 não com previsões, e sim com recordações que se transformarão em comemorações e reflexões. Que os centenários façam nascer belas produções históricas que rememorem o passado, suas mudanças e permanências em relação ao presente. Comemoremos.

Nenhum comentário: