quarta-feira, 29 de julho de 2015

LEMBRANÇAS: E 2012 VAI EMBORA...

ARTIGO PUBLICADO PELA PROFª ESP. KARLA O. ARMANI, EM 30 DE DEZEMBRO DE 2012, NO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS"

          De todas as frases mais interessantes que escrevi em meus artigos durante este ano, a mais bonita foi aquela escrita por Anne Frank em 1942 na Holanda na época da 2ª Guerra: “Para mim, as lembranças são mais importantes que os vestidos”.
            Esta frase é parte do diário escrito por Anne Frank e é totalmente contextualizada com o momento histórico em que ela vivia, mas, história à parte, tomemos esta frase como inspiração para o momento que estamos passando: o final de ano. Afinal, não há momento mais propício para tirar as lembranças do baú da nossa memória afim de refletirmos sobre o ano que se finda. Costumeiramente, são os dias finais do ano o período que aproveitamos para traçar toda a trajetória vivida durante aqueles 12 meses. Pensamos a respeito da vida pessoal, profissional, amorosa, familiar e também nos acontecimentos do nosso país e do mundo.
            Por mais que muita gente pense o contrário, os acontecimentos do país e do mundo podem influenciar na nossa vida sim, e por isso também são parte das reflexões no final do ano. Não é à toa que a mídia da televisão, do rádio, de jornal ou da internet realize a famosa “retrospectiva” no fim do ano. Se importar com os acontecimentos na política do Brasil é dever do cidadão brasileiro, que, agindo desta forma, está contribuindo para a composição da futura história do Brasil. Neste sentido, relembremos alguns fatos importantes na política brasileira neste ano.
            Em 16 de fevereiro o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa iria valer para as eleições de outubro; em 16 de maio a presidente instalou a “Comissão da Verdade”, a qual coube a apuração das violações dos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988; em 13 de junho houve a abertura da Conferência Rio+20 das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável; em 7 de outubro cidadãos de mais de 5500 cidades brasileiras foram as urnas nas eleições municipais; em 17 de outubro a presidente vetou 9 itens do Código Florestal reformado por pressão da sociedade; e em 12 de novembro José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) foi condenado à prisão por corrupção. Além desses, acontecimentos no continente americano neste ano também podem refletir nas relações diplomáticas com o Brasil, tais como as reeleições dos presidentes Chávez na Venezuela e Obama nos EUA.
            Outras recordações que também marcaram 2012 foi a morte de personalidades conhecidas no Brasil e que certamente aparecerão nos futuros livros didáticos de história do nosso país. Foram estas personalidades e suas mortes: o humorista e artista Chico Anísio (23 de março); o célebre escritor Millor Fernandes (28 de março); a apresentadora e artista Hebe Camargo (29 de setembro) e o arquiteto que levou o nome do Brasil para fora, Oscar Niemeyer (6 de dezembro). Houve também centenários de nascimento de pessoas que já morreram, mas que deixaram um legado tão importante para a cultura brasileira, que se fizeram presentes neste ano de 2012, foram eles: Jorge Amado e Gonzaguinha.
            Por fim, é importante recordar estas datas e acontecimentos afim de refletirmos sobre a dinâmica de nosso país e de como isso pode afetar nossas vidas hic et nunc (aqui e agora). Lembrar dos acontecimentos não é meramente torná-los reais na memória, é ir além... é trazê-los ao cotidiano, as nossas conversas e reflexões.    

Nenhum comentário: