quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BANDEIRA: A IDENTIDADE NACIONAL

ARTIGO PUBLICADO POR KARLA O. ARMANI, EM 19 DE NOVEMBRO DE 2011, PELO JORNAL "O DIÁRIO DE BARRETOS" 


                               
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz...
            Você provavelmente se lembra deste verso, talvez da época das comemorações cívicas do colégio ou das aulas de História. Foi escrito por Olavo Bilac e apresentado pela primeira vez em 1906, trata-se da primeira estrofe do Hino da Bandeira do Brasil, uma música composta pelo carioca Francisco Braga ainda no alvorecer do século XX. 19 de novembro é o dia em que se comemora o dia da bandeira no Brasil e por isso poderíamos voltar nos tempos da proclamação da República brasileira a fim de compreender como a bandeira se encaixa nisso tudo.
            A bandeira do Brasil foi criada poucos dias após a proclamação da República e isso já demonstra sua ligação com este fato. Em 19 de novembro de 1889 o desenho projetado pelos positivistas Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos tornou-se oficialmente a bandeira da “República dos Estados Unidos do Brasil” e desde então adotamos este símbolo como uma identidade nacional. Identidade, esta era a palavra que os republicanos tanto procuravam pelo Brasil afora e que foi surtir efeito na bandeira nacional, no hino, na figura heróica de Tiradentes e outros tantos símbolos criados nesta época.
            O Brasil era um país de povo misto e isolado, um povo que assistiu a passagem do império para a república “bestializado”, isto é, sem entender nada do que estava acontecendo na política brasileira. Era necessário, pois, criar símbolos que fizessem a população se identificar com o país e abraçá-lo numa ânsia de nacionalismo e patriotismo. Foi neste contexto que a bandeira brasileira surgiu, cheia de significados e significantes ao povo brasileiro.
            Muitos dizem sobre as cores e os desenhos da bandeira. A poesia de Olavo Bilac no próprio hino da bandeira diz que “em teu seio formoso retratas, este céu de puríssimo azul, a verdura sem par destas”. Desde a época de sua criação, as cores e os significados da bandeira sempre se resumiram em que o azul representa a esfera celeste, o verde as matas brasileiras, as estrelas são os Estados e a cor branca a paz. Mas, muitos historiadores não conseguem dissociar a bandeira criada na república da bandeira do Império, em que as cores verde e amarelo significariam respectivamente a Casa Real de Bragança (dinastia de Pedro I) e a Casa Real de Habsburgo (dinastia da imperatriz Leopoldina). Uma bandeira republicana de inspiração imperialista?
            Enfim, a bandeira do Brasil é de fato um símbolo nacional, inspirou tradições e revelou novas identidades ao povo brasileiro. É por essas e outras que deve continuar entre as nossas comemorações históricas do Brasil. À bandeira nacional, nossas condecorações.

Nenhum comentário: